Gambianos, e não mais gambiarras!

O ano começou na Gâmbia com seu povo finalmente alcançando uma progredida realidade que esteve a perigo de continuar sendo um sonho épico, como tem sido por 22 anos. No concluído semestre a conturbada transição presidencial geradora de efeito dominó reordenador sobre as outras instâncias de poder atraiu mais nítidos esforços para amparar os tão carentes moradores do país africano, em nível condizente com os fortalecidos anseios por melhoras nos recursos úteis aos indivíduos no atendimento a suas demandas vitais e no uso de suas capacidades para o bem de outrem. Na renovada dinâmica institucional daquele Estado, contudo, sobrevivem substanciais heranças do extinto regime ofuscantes para uma inteira certeza de que a jornada democrática seguirá rumos exitosos.

Logo após se acomodarem em um avião, Yahya Jammeh, sua família e uma leva de gente responsável pelo suporte a este durante os mais de 22 anos em que presidiu a Gâmbia cruzavam os céus rumo ao exílio na Guiné Equatoria. Belo sinal de missáo cumprida para as autoridades estrangeiras de glebas vizinhas que o convenceram a deixar o cargo que obtivera na base de um golpe de Estado em 1994 para Adama Barrow, a quem a maioria do povo escolheu nas eleições de dezembro. Do ponto de vista empírico imediato, o atrito de interesses cumprira um devido papel de chave para abrir caminhos à onda de iniciativas solidárias posterior ao tens impasse.

No decorrer dos meses os esforços de organismos políticos e filantrópicos internacionais para fornecerem o mínimo de arrimo às tribulações dos gambianos sob as arbitrariedades incompassivas de Jammeh e seus comparsas, não mais contando com as amarras instauradas pela confraria tirânica mediante o descompromisso com as liberdades políticas e de imprensa e da estrondosa corrupção (talvez presente até nos instantes finais do regime devido ao furto de equipamentos na sede do governo, na capital, Banjul, por prováveis membros do exército leais à corja), se intensificam tendo por incentivo o envolvimente conjunto do presidente escolhido pela maior parte da massa e aqueles a quem o mesmo confiou cargos para intermediar respostas a demandas de necessitados em qualquer lugar do país. A mudar no sentido evolutivo muita coisa começa o fornecimento aos gambianos de saberes e recursos singualarmente formadores das bases de práticas socioeconômicas (abrangendo respeito aos direitos humanos elementares, planejamento familiar, empreendedorismo, higiene etc) benéficas aos participantes conforme a dimensão do espaço em que a livre iniciativa, a dedicação e a segurança influenciarem as ações individuais e coletivas.

Susceptíveis a desvantajosos embates com o arranjo institucional consequente do que o acervo jurídico do país determina os trabalhos oficiais e voluntários munidos pelo desejo de vê-lo renascer, no entanto, estão. Risco há disso por um vistoso motivo: Barrow e sua trupe vêm desenvolvendo seus planos com apoio passivo da Constituição e demais leis nascidas de Jammeh e seus homólogos. Estão combatendo com as armas deixadas para trás pelos carrascos, das quais tiro pela culatra pode sair! Se Barrow adaptar suas decisões aos ditames constitucionais de modo a evitar as anistias para abusos do tirano enquanto governar (pelos cinco anos determinados pelo código-mestre ou os três para depois dos quais são estipuladas eleições?), se terá andado a maior parte do caminho para um positivo legado pelo qual o desejo predomina socialmente. Tão fácil quanto os momentos de caçador voraz encontram meio de cultura para se desenvolverem as ocasiões em que o chefe de Estado pode entrar em apuros sob a égide de interesses extraoficiais que partidos venham a ter e para os quais busquem alento no poder sobre os parlamentares da Assembleia Nacional, servível para fazer a cabeça deles a fim de que votem propostas para destituir o líder do Executivo, a surgir do total condicionamento dos mandatos dos legisladores a sua permanência nas legendas. Fatos desconsertantes no seio da nova administração expôem sua candidatura a solo motivacional para um golpe. O andamento do prazo em que o novo dirigente nacional terá a seu dispor a autoridade conferida pelo povo a fim de, como se deseja, substituir por mais justas as bases da ordem pública, social e mercantil se sujeita a depender de como vai retribuir atos passados e correntes igualmente controversos de certos membros de sua plataforma gestora. Como uma ajuda a Barrowm para promover uma faxina em seu pessoal, indiquemos a ele o passado de Hendry Gomez, escolhido para ser ministro de juventude e esportes, no narcotráfico na Alemanha e intimidações ao jornalista Omar Darboe por parte de Kebba K Barrow, líder da maioria na Assembleia, em virtude de alegado envolvimento em atitudes corruptas exposto pelo comunicador.

Kanilai, povoado onde nascera Jammeh, e arredores exercem nessa ímpar etapa da história gambiana o papel de antro de saudosos em relação a privilégios que o conterrâneo lhes dava mantendo o resto da pátria em desvantagem. É este coletivo muito provável de se beneficiar com as reviravoltas a se realizarem no ambiente político tomando como oportunidade o dever de serem tomadas providências ante condutas presidenciais omissas para com situações que abalem a confiabilidade do sistema. Posteriormente a um conflito entre habitantes de dita região "ovelha-negra" e militares que terminou com a morte de um dos moradores e outros feridos, ambos a bala, na abertura de junho, a nova junta governante designou seu Conselho Nacional para a Educação Cívica (abreviado como NCCE em inglês) para pessoalmente introduzir aquelas comunidades nas reais noções de paz e democracia. Até o alcance de uma maior concordância entre aquela fatia do povo gambiano em dedicar suas atividades laborais e cidadãs ao reerguimento do território completo resta um percurso a ser transposto pela nova confraria administrativa através da sincera demonstração àquele grupo, como aos demais habitantes, de que as demandas nacionais acima de tudo vão estar no manuseio da máquina pública.

Fatores culturais históricos e a vontade política em encará-los completam o montante de desafios ao aprimoramento da justiça e da produtividade sociais na nação. Apoiando-se no possível único rastro positivo de seus antecessores, o estabelecimento de leis proibitivas ao casamento infantil e a mutilação genital feminina, a nova estrutura mandatária humana dá continuidade a incursões com objetivo de por todas aquelas terras terminar de espalhar uma mais digna compreensão dos direitos básicos de todo ser humano fruto do que há de melhor nos valores judaico-cristãos ocidentais, mas sem os interesses políticos e econômicos em virtude dos quais a conquista colonial europeia de muitas zonas do planeta trouxe guerras e crônicas injustiças na mesma bagagem que abrigava estes princípios. O futuro dessa mobilização, porém, é uma incerteza percebida pela ativista Jaha Dukureh com a ausência de abertas declarações do incipiente corpo administrador do apreço pela manutenção das normas protetivas a despeito de rivalidades partidárias, parecendo haver entre os pilares da transição de poder alguma sorte de acordo de Barrow e/ou sua base apoiante com organismos ou pessoas de alto prestígio adeptas dos nocivos costumes prevendo solidariedade mútua.

Tendo promovido no contexto da derrota de Jammeh um discurso que pode ser resumido em "Aleluia!' ou "Ufa!", a maior parte da imprensa da Gâmbia reporta e analisa o transcurso das tarefas estatais mostrando que não se acabava junto com o poderio do velho regime o dever, também servível aos cidadãos que têm acesso às natérias e artigos, de atuar como um farol ante as vontades dos definitivamente substitutos operadores da parafernália institocional, atraindo-as para caminhos honrosos. Distancia-se dessa linha de atuação o jornal The Point, mais interessado nos progressos Barrow está conseguindo trazer. Mais à frente o andamento dos fatos nesse tópico do cotidiano nacional para prover a essa fração de profissionais informadores com recompensas preferencialmente partidas do público segundo os objetivos em busca dos quais a empresa passou a se parecer com uma assesoria de imprensa do governo.

O conturbado esfacelamento de um despótico regime devido, em primeiro lugar, à voz do povo representou uma enorme abertura a oportunidades de melhorias no padrão de vida aproveitáveis apenas sob uma ordem democrática. Visto, porém, que não se esvaíram com os jammehistas os mecanismos institucionais que eles implantaram tentadores a quem os sucedeu, ainda resta o combate aos ditames como passo para desfigurar o perfil da Gâmbia de terra governada através de artimanhas de seus mandatários à margem das normas nacionais e globais no intuito de saciar seus desejos que ambas condeman, dos quais o povo era cativo.

(Referências:
http://www.freedomnewspaper.com/gambia-majority-leader-of-ruling-party-attacks-family-of-journalist-for-article-on-corrupt-ties/

http://www.freedomnewspaper.com/gambia-as-trump-administration-deports-gambian-illegals-mixed-reaction-greets-deportations/

http://www.freedomnewspaper.com/gambia-new-gambia-stock-exchange-market-needed-to-revive-the-sick-economy/

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/friends-of-west-africa-donates-food-aid-to-needy-gambians

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/nacofag-president-urges-women-farmers-to-gain-access-to-land

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/activist-wants-govt-assurance-on-fgm-child-marriage-laws

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/us84m-project-targets-12800-households-in-urr

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/sight-savers-donates-laptop-to-nominated-nam

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/motwi-signs-contract-for-ict-consultancy

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/ncce-dialogue-promotes-peace-in-foni

https://jollofnews.com/2017/06/05/gambias-opposition-calls-for-investigation-into-shooting-of-unarmed-foni-protesters/

https://jollofnews.com/2017/06/04/gambia-interior-minister-accuses-foni-protesters-of-provocation/

https://jollofnews.com/2017/06/03/gambia-injured-foni-protester-dies/

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/pipeline-mosque-foundation-donates-bed-sheets-to-public-health-facilities

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/livestock-account-for-30-of-gdp

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/intl-health-partners-donates-drugs-to-farafeni-general-hospital

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/brusubi-upper-basic-dutch-school-launch-business-club

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/water-shortages-hit-sapu-agric-station

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/wyce-inaugurates-bicycle-workshop-trains-mechanics

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/wyce-inaugurates-bicycle-workshop-trains-mechanics

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/youth-forum-the-legacy-holds-forum-on-policy-advocacy

https://jollofnews.com/2017/05/22/naturalised-gambian-americans-beheaded-by-president-jammehs-guards/

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/police-issue-statement-on-ex-interior-minister-ousman-sonko

https://jollofnews.com/2017/05/15/ex-president-jammeh-withdraws-election-challenge/

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/the-swallow-inaugurates-kubo-it-school-platform

https://jollofnews.com/2017/05/22/gambia-freeze-assests-of-ousted-ruler/

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/actionaid-hosts-regional-meeting-on-agro-ecology-and-resilience

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/agric-minister-impresses-with-performance-of-project-directors

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/stakeholders-brainstorm-on-climate-change

https://jollofnews.com/2017/05/22/gambia-freeze-assests-of-ousted-ruler/

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/stakeholders-discuss-skills-development-youth-employability

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/regional-agriculture-investment-plan-forum-ends-in-cottonou

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/unique-fm-radio-commences-eu-unesco-training-project

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/mad-foundation-supports-bwiam-hospital-schools

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/senegambians-living-in-european-countries-are-returning-after-recession

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/gppa-trains-procurement-personnel

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/gambia-committed-to-ending-open-defecation

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/iri-trains-youth-women-on-civil-society-development

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/educare-supports-victims-of-jammehs-regime

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/agric-ministry-prioritises-livestock-sector

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/building-the-new-gambia

https://jollofnews.com/2017/05/29/gambia-chief-justice-jallow-speaks-for-me/

http://standard.gm/site/2017/04/13/legal-analysis-gambias-2017-national-assembly-election-results/

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/2017-hajj-package-pegged-at-d210000

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/govt-liberalises-transport-sector

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/six-gambians-appointed-superior-court-judges

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/star-gsm-uk-enterprise-donate-materials-to-police

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/stakeholders-hold-meeting-on-land-policy

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/agriculture-project-worth-over-d5m-inaugurated-in-foni-sintet

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/barrow-ends-two-day-visit-to-sierra-leone

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/star-gsm-donates-materials-to-bac-brusubi-revenue-branch

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/sk-jaiteh-donates-to-prisons-six-bales-of-blankets

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/tread-cautiously-mr-president

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/natc-trains-schools-and-communities-on-rural-energy-alternative-project

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/gfpa-sensitizes-cbds-on-contraceptives-reproductive-health

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/old-yundum-independent-candidate-cautions-voters-to-vote-for-right-candidate

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/gfpa-conducts-quarterly-project-assessment

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/gfpa-conducts-quarterly-project-assessment

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/director-of-budget-concerned-over-climate-change-issues-in-gambia

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/nana-mohsw-brief-the-media

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/stakeholders-validate-five-year-waste-management-plan

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/i-dont-believe-in-mere-promises-ebou-jeng

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/unfpagambia-country-programme-supports-gamcotrap-in-the-elimination-of-female-genital-mutilation-in

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/20-food-processors-wrap-up-refresher-training

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/ministry-of-finance-hosts-public-private-sector-forum-on-gcf

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/banjul-hosts-43rd-ordinary-session-of-omvg-council-of-ministers

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/ministry-of-finance-gppa-train-procurement-actors

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/tourism-minister-dilates-on-significance-of-ncac-workshop

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/gcci-gppa-on-institutional-capacity-awareness-on-procurement-regulations

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/female-independent-candidate-for-basse-constituency-speaks

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/we-will-turn-crrs-challenges-to-opportunities-says-new-governor

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/media-personnel-trained-on-migration-issues

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/gambia-takes-transformative-initiative-to-protect-food-security

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/training-for-gef-stakeholders-underway

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/workshop-on-biotechnology-wraps-up

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/actionaid-holds-dialogue-with-law-enforcement-agents-on-child-rights

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/gambian-escapee-from-arrest-in-jammeh-era-speaks-out

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/rfh-boosts-health-ministry-with-9-vehicles

http://www.freedomnewspaper.com/gambia-breaking-news-gambian-state-spends-over-d-1-million-dalasis-weekly-for-president-barrows-office-upkeep-at-kairaba-hotel/

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/75m-euros-eu-denied-jammeh-given-to-barrow-govt

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/barrow-says-economy-virtually-bankrupt-calls-for-budget-support


http://thepoint.gm/africa/gambia/article/75m-euros-eu-denied-jammeh-given-to-barrow-govt

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/barrow-says-economy-virtually-bankrupt-calls-for-budget-support

http://www.freedomnewspaper.com/gambia-breaking-news-as-the-soldier-signs-off-for-now-he-exposes-a-possible-plot-to-assassinate-president-barrow/

http://www.freedomnewspaper.com/gambia-breaking-news-gambias-news-youths-and-sports-minister-was-once-jailed-in-germany-for-cocaine-possession-and-sale/

http://www.freedomnewspaper.com/gambia-breaking-news-freedom-newspaper-inundated-with-phone-calls-and-emails-following-minister-gomezs-drug-conviction-story-mixed-reaction-across-the-globe/

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/ahmadiyya-muslim-jamaat-congratulates-president-barrow

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/new-foreign-minister-meets-with-diplomats

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/without-security-there-will-be-no-development-says-new-interior-minister

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/governors-of-jammeh-regime-sacked

http://www.freedomnewspaper.com/gambia-breaking-news-massive-looting-taking-place-at-the-state-house-valuables-arms-camels-being-looted/

http://www.freedomnewspaper.com/gambia-breaking-news-halifa-sallah-debunks-mai-fattys-claims-of-jammeh-stealing-11-m-within-two-weeks/

http://dailynews.gm/africa/gambia/banjul/article/why-yahya-jammeh-and-co-should-be-prosecuted

http://www.foroyaa.gm/archives/14019

http://www.foroyaa.gm/archives/14022

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/jammeh-leaves-with-50-people-top-security-aides

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/mourning-at-airport-as-jammeh-leaves-gambia-on-guinean-flight

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/president-barrow-promises-to-unite-gambians-bring-more-development

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/jammeh-goes-into-exile-in-equatorial-guinea

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/jammeh-goes-into-exile-in-equatorial-guinea

http://thepoint.gm/africa/gambia/article/army-chief-pledges-allegiance-to-president-barrow

http://dailynews.gm/africa/gambia/article/monster-jammeh-gone-what-next-1

http://dailynews.gm/africa/gambia/banjul/article/a-new-gambia-is-born-welcome-president-adama-barrow-2

http://dailynews.gm/africa/gambia/article/president-adama-barrrow-calls-ecowas-intervention-as-he-swore-1

http://dailynews.gm/africa/gambia/article/less-than-4-hours-to-the-end-of-jammehism

http://dailynews.gm/africa/gambia/article/let-outgoing-president-jammeh-go-ahead-with-his-petition-whiles-he-prepares-to-be-inaugurated-office-1

https://en.wikipedia.org/wiki/Yahya_Jammeh)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve