A política, seu peso e o preparo indispensável a quem se interessa em tomar partido dela

A mais recente edição da fixa data anualmente reservada em honra aos mortos foi marcada em Corumbá pela inclusão do prefeito Ruiter Cunha entre os entes com eternizável legado para seus familiares, amigos e/ou o resto da comunidade. Dois tipos de desafios o então líder da mais populosa cidade do Pantanal sul-matogrossense deixa a seu vice na prática administrativa e como objeto de reflexões aos cidadãos eleitores ou pretensos a fazer carreira política naquela urbe e no restante do estado, sem que se descarte a eficácia sobre qualquer indivíduos residente em outras unidades federativas ou no estrangeiro a quem tenham chegado informações sobre o decesso, muito provavelmente através do contato com este artigo. O substituto tem a sua frente as expectativas de que prossiga com o trabalho feito por Ruiter para os menos favorecidos, cujo efeito a longo prazo está fadado a aproximar-se do que é anseado de acordo com o quão falharem as barreiras nascidas de disputas de interesses nos órgãos administrativos municipais, governo estadual e em Brasília. Não há que se descartar a presença dos antagonismos entre os componentes do desgaste sofrido pela saúde do antecessor até culminar em sua repentina destituição por força maior.

Uma cirurgia exitosa no enfrentamento de uma dissecção de aorta anterior a um pós-operatório caracterizado por dificuldades como oscilações na pressão arterial fora a etapa final da vida do líder municipal tucano ex-petista na madrugada da véspera de Finados em Campo Grande. Registrado oficialmente como Ruiter Cunha de Oliveira, assim deixava ele o cargo que ocupava pela terceira vez após dois mandatos intercalados com a vitória em 2012 de Paulo Duarte, a quem apoiava em seu antigo partido. Também ficam vacantes, a exemplo do efeito da ausência de qualquer membros em toda família, as diversas posições existenciais de importância suas perante a esposa, mãe, irmã e filhos. As diferenças entre o tratamento dado a Ruiter por muitas pessoas antes e depois de sua primeira eleição em 2004, relatadas em artigo no Correio da Manhã do jornalista Fábio Marchi, que trabalhou naquela campanha, e as crônicas vicissitudes político-partidárias federais ao menos, diante da falta de provas confirmando sua responsabilidade pela morte, têm direito a dar base a revisões, por bem intencionados governantes e gente comum interessada em seguir dita carreira ou apenas comprometida com a escolha de seus representantes nas eleições, de seu entendimento das turbulências manifestas nesses caminhos e das manobras compatíveis com o alcance de vitórias contra elas.

Ruiter ascendeu ao comando de Corumbá pela primeira vez graças a um vasto número de apoiantes além de Zeca do PT, na época governador, que lhe dera o cargo de Superintendente de Administração Tributária. Poucos desses amigos de campanha se mantiveram ao lado do prefeito proporcionado-lhe, na medida da familiaridade de cada um com o Poder Executivo municipal (se cumpre expediente lá ou fica informdo a respeito do que acontece no ambiente devido à amizade com seu então líder) força para tirar de letra consequências de erros ou intencionais abusos no uso do poder por funcionários seus e possíveis recochetes da reputação nacional dos partidos que integrou.

Acabou se compondo de maneira deficitária o contingente de pessoas por meio das quais haveriam de chegar agilemente a Ruiter as informações sobre as condutas de seus secretários e outros servidores de modo que o líder do Executivo pudesse repreender os que usufruíam das tarefas recebidas a fim de obter benesses pessoais ao passo que teriam aprofundado a distância entre propostas do gestor e a realidade, que já o impossibilitava de tudo fazer pela comunidade, sobretudo no caso de serviçais que se imbuíam de não própria autoridade atribuindo ao chefe ordens para a tomada de providências impopulares. Ademais, quem sabe uma maior cifra de antigos apoiantes capazes de atestar a fidelidade de Ruiter a princípios éticos e morais para a cuja invalidação faltam provas na mídia e nos registros do Judiciário pudesse aproximá-lo de alternativas partidárias às legendas a que foi filiado visando evitar abalos em sua carreira decorrentes das máculas reconhecidas por boa parte dos habitantes deste país na confiabilidade das siglas. Do PT, findando uma travessia iniciada antes do primeiro mandato, passando pelos contextos de progressivamente maiores demonstrações pelo comando nacional do partido dos propósitos do mesmo, Ruiter se desligou em 2015 e oficializara sua junção ao PSDB no ano seguinte, vulnerabilizando-se a futuras repercussões do papel exercido pelos líderes a nível pátrio da facção tucana na deslegitimação moral da política brasileira, não obstante a inicial necessidade de o naquela fase ex-prefeito se retratar ante os colegas da nova agremiação após nela ter ratificado o ingresso mediante possível auxílio do governador estadual Reinaldo Azambuja antecipadamente quanto ao instante em que deveria dar satisfação a todos os veteranos.

Tomando posse do cargo que os eleitores do titular lhe deram paralelamente, o vice tragicamente promovido Marcelo Iunes (PTB) é em definitivo iniciado em uma rotina exigente de grande esforço em prol da integridade física e psíquica através de zeloso e abnegado direcionamento para os interesses comuns das decisões a serem tomadas diante de projetos envolvendo melhorias nas demandas dos corumbaenses relativas a educação, lazer e trânsito com o uso inclusive de recursos estrangeiros. E não será pouco o trabalho cabível ao prefeito em benefício a si e do povo por influência das reações no circuito político da cidade, estado e país, com a participação das próprias massas no momento em que elegeram os integrantes dos sistemas. As aspirações do emergente líder municipal relativas às necessidades dos habitantes em condições limitadoras a sua subsistência, prerrogativas aos fornecedores de bens e serviços aos corumbaenses e turistas aptos a obtê-los no ritmo do mercado e facilitações à migração emancipadora dos física e mentalmente aptos membros do primeiro grupo para o segundo terão como filtros de efetividade a filosofia de seu próprio partido e o comprometimento do secretariado e demais servidores da urbe, além dos mandatários do Executivo e Legislativo estadual e federal. Isso, portanto, não exclusivizará Iunes como destinatário das expectativas dos votantes com base na atenção dada às quais convém aos daquela comunidade pantaneira repensar suas escolhas.

Partindo, Ruiter Cunha deixou evidenciadas para contemplação didática as dimensões dos elementos com o sábio uso dos quais deve-se ter compromisso no ingresso direto na política e na majoritária participação singela dos cidadãos frente às urnas. Uma menor vulnerabilidade de aspirantes a títulos eletivos estatais ao peso do dever de conciliar os interesses pessoais com o atendimento às reivindicações dos diversos grupos em que se divide a sociedade por fatores étnicos, culturais e econômicos depende, no que tange a suas responsabilidades, das reais virtudes associáveis à bandeira partidária, os apoiantes na campanha e servidores destinados a ajudá-lo se vencer as eleições pelos quais ele optar. Assim lhe cabe contribuir para sua glória na passagem pelo setor público cuja intensidade se alinha ainda às pretensões do restante do efetivo gestor local e nacional organizado pelo sufrágio popular.

(Referências:
http://veja.abril.com.br/politica/caso-aecio-fara-parte-de-antologia-de-erros-do-stf-diz-barroso/

http://diarionline.com.br/index.php?s=noticia&id=98131

http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/vittorio-medioli/o-r%C3%A9quiem-do-psdb-1.1541715

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/procuradoria-pede-bloqueio-de-r-24-milhoes-de-lula-e-do-filho/

http://veja.abril.com.br/politica/mpf-pede-bloqueio-de-r-24-mi-de-lula-e-filho-dele/

http://diarionline.com.br/index.php?s=noticia&id=97971

http://diarionline.com.br/index.php?s=noticia&id=97948

http://www.midiamax.com.br/politica/presidente-camara-vice-tera-mesmo-olhar-ruiter-cunha-pelos-pobres-358064

http://www.midiamax.com.br/politica/secretario-governo-projetos-ruiter-aos-menos-favorecidos-terao-continuidade-358047

https://correiodamanha.com.br/site/artigo/ruiter-o-homem-que-fundiu-se-com-o-hino-de-corumba

http://www.midiamax.com.br/cotidiano/emocionadas-causa-calor-pessoas-passam-mal-velorio-ruiter-358021

http://www.midiamax.com.br/cotidiano/ultimo-projeto-ruiter-permite-negociacao-dividas-contribuintes-358026

https://correiodamanha.com.br/site/noticia/presidente-da-camara-diz-que-marcelo-iunes-tem-o-mesmo-perfil-humanista-de-

http://www.midiamax.com.br/politica/multidao-acompanha-cerimonia-ruiter-cunha-enterrado-som-hinos-oracoes-358058

http://www.jd1noticias.com/geral/morre-ruiter-cunha-prefeito-de-corumba/42780/

http://www.midiamax.com.br/politica/ruiter-morre-campo-grande-decorrencia-complicacoes-cirurgia-c-357930

https://www.oantagonista.com/tv/felipe-moura-brasil/cronica-antagonista-o-lulismo-de-aecio-neves/

https://www.cartacapital.com.br/politica/pf-gilmar-falou-com-aecio-no-dia-em-que-deu-decisao-favoravel-a-ele

http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2017/10/brasilia-ferve-clima-denuncias-temer-aecio-confrontos-a-vista

https://oglobo.globo.com/brasil/grampo-revela-que-aecio-pediu-2-milhoes-dono-da-jbs-21353924?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=LauroJardim

https://www.campograndenews.com.br/politica/filiacao-de-ex-prefeito-que-deixou-o-pt-provoca-desconforto-entre-tucanos

http://www.correiodoestado.com.br/politica/ruiter-cunha-deixa-o-pt-e-sera-candidato-a-prefeito-pelo-psdb/249974/

http://ziarulprahova.ro/2017/04/lenea-cucoana-mare-pentru-cei-care-primesc-venitul-minim-garantat/)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve