Encenação, nos bastidores do governo, de um país inexistente

Nenhum mapa do Turcomenistão exibe a bipartição do país resultante de bipolares ações de seu governo. O design arquitetado para o país nos edifícios dos poderes centrais muito confortáveis a seus ocupantes e fechados a constante visitação pública não está tendo facilidades para se fazer real, no que depende dos efeitos de notórias atitudes práticas quanto às liberdades da população, outrora refém do comunismo até 1991.

Desenvolveu-se no último mês uma recente oportunidade de se conhecer o contraste segundo o que a mídia turcomena registra. Reunido com ministros, reitores de universidades, representantes do ramo de telecomunicações, entre outros parceiros, o presidente da República, Gurbanguly Berdymuhamedow, recebia e respaldava propostas e o panorama de iniciativas já em curso para a maioria das quais, sem levar em conta outros fatores, se imagina como fruto uma aproximação ao primeiro mundo dos parâmetros de desenvolvimento socioeconômico interno e solidariedade para com outros Estados diante de desafios regionais, continentais ou globais.

O sistema educacional turcomeno trilha interessante caminho aprimorador por meio de concursos para estudantes superdotados, portas a se abrirem disponibilizando os prodígios juvenis ao restante da sociedade e suas demandas comuns. Os deslizamentos de terra estarão na mira de providências a serem definidas de acordo com os resultados de estudos feitos nas encostas da capital federal, Ashgabat, e de um projeto visando construir uma tubulação por onde a lama possa escoar. À economia da pátria estão para se agregar uma indústria química de processamento de carbamida na cidade de Garabogaz, a ser contemplada com benesses ao transporte de suas encomendas de matérias-primas e produtos prontos: a modernização do porto da urbe, o implante de pontes numa estrada que, passando por esta, liga o Turcomenistão ao Cazaquistão, e contribuições possíveis de virem da China após a mesma conhecer os interesses em comum com está nação em encontro entre representantes de ambas marcado para os dias 11 e 12 deste mês.. Quem foi obrigado a sair de onde vivia por guerras ou opressões políticas, culturais ou religiosas tem este governo entre os dignos de gratidão pelo empenho nas Nações Unidas em prol da abertura de espaço a refugiados em competições esportivas de renome mundial.

O pacote de benfeitorias progressistas em parte com certeza nascerá de recursos que as autoridades também empregam para manter seu conforto no poder dispondo à população um prato raso de liberdades. Não irá sua ineficiente dose traçar o grau de progresso disfrutável por qualquer turcomeno que o queira?

Adicionalmente fora avaliada na conferência do mês anterior a capacidade de garantir que os agricultores terminem as colheitas dentro do prazo definido. As particularidades climáticas das terras, impossíveis de receberem controle humano direto, e as condições financeiras e vontades mercantis de cada cultivador certamente cruzam seus trajetos com os esforços dos camponeses para obedecer estes seus mais poderosos patrões, deixando pistas da legitimidade moral da supervisão nessa dose.

As suspeitas cabíveis sobre a colheita planificada estarão confirmadas se estiverem em vigor também para o manejo de gêneros agrícolas as restrições no acesso a tecnologia que engessam os afazeres econômicos e sociais urbanos. Espera por visitantes uma Ashgabat onde o que se destaca é a formosura do concreto, sob o qual reside e trabalha a população ante um suposto nulo risco de ser vítima de criminosos e sem direito a possuir antenas televisivas de captação do sinal via satélite, grades nas janelas e sacadas nem vegetação. Tudo é removido por equipes públicas mesmo sem o consentimento e presença dos proprietários dos imóveis.

Como merecidos, esses métodos bárbaros para a montagem de virtudes destinadas a trabsformar o país centro-asiático em referência são alvos de críticas por ativistas favoráveis aos direitos humanos. Pelo tanto de suor que derrama visando barrar a ida da verdade à tona para o mundo o governo do Turcomenistão figura entre os que retaliam a divulgação de abusos às Nações Unidas, mesma entidade global onde apoia os esportistas refugiados. Justapondo´se o modo como a ONU tem lidado e com as últimas queixas e poderá lidar com as futuras, estará à vista a clareza do interesse do órgão pelas reivindicações e o que busca lidando com elas.

O início das responsabilidades dos supervisores da ordem internacional sobre o atual Turcomenistão soberano coincidiu com o nascimento desta fase da história do lugar, resultante do fim da União Soviética. A arte de manutenção no poder da qual se valem Gurbanguly e seus asseclas é um prosseguimento de muitos feitos de seu antecessor Saparmyrat NYYazow, a quem substitui desde 2006, quando o mesmo falecera. Ao governo de nyyazow, primeiro presidente, remontam investimentos servíveis mais para a exaltação de seu ego que ao bem-estar social, como uma floresta de ciprestes e um lago artificiais, uma estátua dele próprio em ouro e o Rukhnama, livro que dita os valores considerados ideais para a sociedade turcomena.

A caminho da tumba, a velha tirania coletivista russa deixara o Turcomenistão e, lá, o ímpeto antidemocrático infiltrado na mentalidade dos principais líderes regionais. Das maravilhas que de seus confortáveis escritórios e salas de reunião os burocratas anunciam não emanará pleno progresso acessível às massas enquanto os métodos direta ou indiretamente influentes em sua concretização não tiverem um mais ousado afastamento quanto ao que se praticava na era vermelha. A esperança de o panorama se modificar pode ser avivada com uma maior dedicação dos cidadãos, empresas e entidades sem fins lucrativos do mundo desvinculados da confraria tirânica a dar cabível tratamento cotidiano aos governantes e aos negócios e instituições sem objetivos comerciais que a alimentam.

(Reprodução:
http://www.artigos.com/artigos/24125-encenacao-nos-bastidores-do-governo-de-um-pais-inexistente

http://www.1news.com.br/noticia/38174/opiniao/encenacao-nos-bastidores-do-governo-de-um-pais-inexistente-19102017

Referências:
https://en.hronikatm.com/2017/10/satellite-aerial-demolition-campaign-launched-again-in-ashgabat/

http://tdh.gov.tm/news/articles.aspx&article9153&cat11

https://en.hronikatm.com/2017/09/turkmenistan-ranks-among-countries-where-human-rights-activists-are-retaliated-for-cooperating-with-un/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Saparmyrat_Ny%C3%BDazow)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve