A inovação que deverá fazer progredir a consciência da massa à qual promete benefícios

Uma prefeitura sulista se inteirou, há algumas semanas, da evolução a que uma empresa incineradora de lixo pretende submeter o valor utilitário de seus serviços de modo a tornar-se o trabalho do órgão referência regional e nacional em desenvolvimento sustentável. É uma ideia recepcionável em demasia por efeito dos ganhos que pode trazer ao setor público e e o restante da sociedade na manutenção dos atendimentos essenciais a todos, a depender do nível de dedicação de cada parte em seus específicos compromissos que assegurem um proveitosos desempenho do plano.

O prefeito, sua vice e um secretário municipal de Cocal do Sul, em Santa Catarina, receberam a visita de técnicos da SIRSEL Tecnologia de Incineração de Resíduos Sólidos que lhes apresentaram um projeto de obtenção de eletricidade através de dito ofício. Já operante em Itajaí, a iniciativa, única no Brasil, candidata-se a integrar o conjunto de recursos estatais e privados serventes ao bem comum em dita prefeitura e e em localidades vizinhas.

Foi motivo paraa reunião o interesse dos participantes em ampliar o espectro de benefícios socioambientais a surgirem da destruição de resíduos com características que não os tornam prestativos e seguros para reciclagem física, como materiais orgânicos e hospitalares. No evento, uma à outra a firma e os gestores de Cocal do Sul mostraram seus saberes e reais aptidões para a obtenção de eletricidade a partir da queima do lixo. A partir daí tomam forma bases para uma parceria de que derivem o estabelecimento e a gerência de uma adicional fonte energética para os bens públicos que suavize as despesas nesse tópico incumbidas aos responsáveis por estes recursos. Ao retardo no esgotamento da capacidade acolhedora dos aterros sanitários e do avanço dos impactos socioambientais gerados pelos lixões fica propício a se juntar esse muito profícuo tipo de consequência como fator atraente ao investimento em tal processo.

A proposta caminha para provável adoção sob um contexto político nacional do tipo mais servível para indicar os rumos a serem seguidos e evitados em busca de uma honesta empreitada, frutuosa aos envolvidos de acordo com seus méritos. Apesar do aparente médio porte da entidade lucrativa processadora de lixo e da menor extensão máxima que seu acordo com dirigentes estatais pode abranger, as especificidades do campo econômico em via de ser explorado vulnerabilizam-no a escândalos de corrupção relativamente próximos aos colossais esquemas de que participaram a Odebrecht, JBS e congêneres. Um esforço de influência da parte sinceramente bem intencionada dos negociantes tanto governamentais como privados se faz essencial para que nos contratos ou equivalentes acordos nenhum dos lados veja pretextos em que se apoie a fim de se exceder no controle sobre o outro.

A retidão das autoridades oficiais implicadas na aposta terá parte da responsabilidade no entendimento pela população de que também de seus hábitos na lida com lixo dependerá o sucesso do projeto. Vigilância com eficaz resposta ao descarte irregular (em vias públicas e terrenos impróprios) de resíduos sólidos e trabalho junto aos disseminadores privados ou sem fins lucrativos de informações vislumbrando expor nitidamente perante os ouvintes, espectadores ou leitores o que podem ganhar com mudanças de atitude. A demanda por materiais a serem incinerados a fim de beneficiar a natureza e o bem-estar humano com energia obtida de modo alternativo e o aniquilamento físico dos despojos que por completo impede seus males de manifestarem-se com certeza vai emanar na medida e segundo a qualidade da disciplina com que cada indivíduo dispor para a recolha o que não lhe servir mais. Desdobrando-se tudo assim, esta amostra do território brasileiro demonstrará um progresso na resposta a desafios ambientais em patamar ao menos relativamente próximo ao do Japão com a abordagem do tema pelo adequado ângulo, o desestímulo ao consumo impulsivo e desenfreado e o apoio ao reuso (posterior a melhorias quer físicas, quer químicas) das sobras do proveito. A adoção de modos prudentes de se usufruir dos recursos naturais por todos os povos do mundo de acordo com suas especificidades geográficas e sociais é a verdadeira saída para um prolongamento da vida útil da Terra diante do crescimento de sua ocupação antrópica. O avanço populacional exige uma maior exploração do ambiente, tendendo o acesso a bens de consumo a ser prejudicado por acordos mundiais para o regramento da extração e industrialização de matérias-primas brutas, medida em que o senso comum vê um freio para as mudanças climáticas.

Certamente os rumores do implante de um sistema gerador de energia elétrica através da incineração do lixo são tudo de que necessitava o senso de responsabilidade dos habitantes do município catarinense onde a proposta surge e dos outros pretensos a adotarem-na necessitavam para conquistar maior direito de influir nas ações dos moradores. O tamanho do êxito anseado pelo grupo de pessoas que intenciona, com suporte à introdução e funcionamento da estrutura essencial ao processo, tornar o uso dos espaços públicos menos custoso e mais benévolo para com o meio ambiente sem dúvidas vai além da colheita previsível para um cultivo feito sem a ajuda do povo local, por mais sofisticadas que as tecnologias dos insumos possam ser. Que meios haverá para se conseguir uma safra em tal contexto se nem plantas geneticamente alteradas se desenvolvem sobre um solo de cujo manejo a única base seja a sorte?

(Referências:
http://www.emaranhao.com.br/noticia/cidades/fumaca-do-lixao-de-codo-aumenta-e-nenhuma-providencia-foi-tomada-ate-agora/

http://www.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-434206-ministerio-publico-cobra-atitude-da-prefeitura-em-relacao-ao-lixo-espalhado-em-belem.html

http://www.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-434223-reuniao-discute-fechamento-de-aterro-emmarituba.html

http://www.emaranhao.com.br/noticia/cidades/problema-sem-solucao-lixao-do-codo-novo-continua-incomodando-moradores-com-fumaca/

http://www.emaranhao.com.br/noticia/cidades/codo-populacao-volta-a-reclamar-da-fumaca-do-lixao-durante-a-noite/

https://sulnoticias.com/destaques/lixo-pode-gerar-energia-em-cocal-do-sul/

http://www.douradosnews.com.br/noticias/cidades/previsto-para-durar-30-anos-aterro-ja-atingiu-60-de-sua-capacidade

http://www.higashiaichi.co.jp/news/detail/971

http://www.debatenews.com.br/2017/02/02/aterro-e-interditado-e-cidade-pode-ficar-sem-coleta-de-lixo/)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve