Pleno destino quase dado ao personagem

Na ficção e na vida real, abrangendo a história da teledramaturgia brasileira e das interações político-sociais na cidade de Canindé do São Francisco e no estado de Sergipe, o rio denominado pelos dois termos finais do nome do município recentemente foi um ator muito participativo em capítulos envolvendo uma mesma pessoa, na última esfera de maneira concreta e irreversivelmente trágica. O desfecho funesto do mergulho que no dia 15 o ator Domingos Montagner dera em momento de descanso repositor de energias para novas gravações da novela em que havia rumores do sumiço de seu personagem nas águas do Velho Chico cedeu maior espaço, sempre digno de esforçoso aproveitamento, para a obtenção do avanços práticos, no senso comum a reavaliações do tratamento por nós e pelo Estado, bem como outras estruturas influentes no nosso comportamento rotineiro, à segurança no uso dos cursos d'água para transporte, trabalho ou lazer.

Se presentes naquele pedaço de leito altamente perigoso do rio, itens sinalizadores e quadro humano "no jeito" para assistir os indivíduos que mesmo vendo os alertas resolvessem se arriscar na truculenta correnteza preencheria inteiras as vacâncias favoráveis ao desastre, que não teria sido o primeiro?

Em completude, não. Por mais técnica e zelo que o homem possa envolver em artifícios destinados a sua segurança, os ditos cujos de nada são capazes deixados a atuar por si, não dispondo da parcial colaboração de membros da espécie que os cria e deles vale-se. Quão viável é para os instrumentos e métodos de segurança a proteção a indivíduos expostos aos perigos por inobservância aos cuidados inalienáveis para eles mesmos ou propositalmente (objetivando o suicídio)? Assim, das estruturas que barrassem o ingresso de banhistas e barcos naquele trecho problemático do rio e informassem as implicações das desobediências não teria efeito cobrar garantias absolutas de salvarem Domingos Montagner nem Camila Pitanga caso eles as ignorassem entrando lá. Unir a essa possibilidade a informação verídica de que a vítima fatal lançara-se nas águas logo após almoçar (uma das reprováveis condutas antecedentes ao nado, tal como a ingestão de álcool) só reforça o papel das barreiras físicas a geradores naturais ou antrópicos, vivos ou inanimados de riscos como apenas um dos meios protetivos nascidos da inteligência do homem aos quais cabe incluir também, numa relação de mútua dependência, as autorrestrições individuais.

Como, no entanto, os atores sequer receberam advertências no tocante à encrenca em que se metiam, é desejável que recaia um peso sobre a consciência dos responsáveis por aquele trecho do imenso corpo hídrico mineiro-nordestino. A informação de representantes da prefeitura de Piranhas, em Alagoas, ao jornal Tribuna Hoje de que ela contribui com a sinalização do ponto do Rio São Francisco sob sua gerência diante da importância de esclarecimentos à comunidade sobre o tópico na sequência da tragédia no estado vizinho serve de base a uma compulsória revisão pela prefeitura de Canindé do São Francisco nas diretrizes pelas quais obteve ajuda do governo estadual em reparos numa orla do curso d'água que motivaram a retirada por ela, que era para ser temporária, de recursos sinalizadores. Não contada a consideração pelo envio de representantes dos bombeiros para treinar profissionais de socorro das localidades interioranas em compensação ao fato de profissionais da própria brigada só terem presença contínua viável na Praia de Atalaia, em Aracaju, a segunda camada de governo acabou, similarmente à sociedade, ficando de mãos a abanar no que tange às expectativas de serventia popular da obra para as quais a primeira teria de contribuir zelando pela conservação e segurança do novo ambiente, segundo as duas esferas determinaram num acordo referente à entrega do investimento.

Os próximos quatro anos marcam unificável chance para que os novos e reeleitos membros do Executivo e Legislativo canindenses recepcionem as expressões pelos moradores dos arredores do rio e visitantes (grupo onde se situavam os atores e funcionários auxiliares da Globo) do valor em primeiro lugar inerente aos direitos gerais de toda vida humana sem discriminá-la por seu status social, cultural e econômico, que consta no zelo para com a infraestrutura. O descaso dos corpos representantes nesse tema há de ser punido com sua rejeição no próximo pleito, à semelhança do modo implacável e intransigente mediante o qual a vida de muitas pessoas se vai sem marcha a ré quando não a valorizam durante experiências arriscadas deste e de outros tipos.

(Referências:
http://www.infonet.com.br/noticias/cultura/ler.asp?id=191183

http://maissertao.com.br/urgente-ator-de-velho-chico-desaparece-no-rio-sao-francisco/

http://ajn1.com.br/noticia/ator-domingos-montagner-da-novela-velho-chico-desaparece-no-rio-sao-francisco-em-caninde

http://www.infonet.com.br/noticias/cultura/ler.asp?id=191197&titulo=noticias

http://www.infonet.com.br/noticias/cultura/ler.asp?id=191195&titulo=noticias

http://www.faxaju.com.br/index.php/2016/09/15/28690/

http://www.infonet.com.br/noticias/cultura/ler.asp?id=191193&titulo=noticias

http://maissertao.com.br/corpo-de-ator-global-e-levado-de-caninde-pelo-iml/

http://jornaldesergipe.com.br/2016/09/ator-morreu-por-afogamento-confirma-iml.html

http://a8se.com/sergipe/noticia/2016/09/104342-corpo-do-ator-domingos-montagner-e-liberado-do-iml.html

http://www.jornaldacidade.net/noticia-leitura/66/101429/corpo-de-domingos-montagner-e-liberado-.html#.V9v6Vew8jtI

http://a8se.com/sergipe/noticia/2016/09/104329-laudo-aponta-asfixia-mecanica-como-causa-da-morte-do-ator-domingo-montagner.html

http://ajn1.com.br/noticia/corpo-de-domingos-montagner-e-liberado-do-iml-de-aracaju

http://www.faxaju.com.br/index.php/2016/09/16/28813/

http://ajn1.com.br/noticia/local-onde-ator-se-afogou-nao-tem-sinalizacao-adequada-do-corpo-de-bombeiros

http://www.tribunahoje.com/noticia/191556/interior/2016/09/20/secretaria-de-turismo-diz-que-prainha-e-sinalizada-no-municipio-de-piranhas.html

http://www.infonet.com.br/noticias/cidade/ler.asp?id=191216

http://digital.maven.com.br/pub/correiodesergipe//index.jsp?edicao=82759)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve