Do caos aos benefícios de futucar esta colmeia, é questão de tempo

O Rio Grande do Norte está avançando à frente do país que o situa quanto à ousadia, autoridade, demonstração firme do que pretende, no tratamento, no interior dos presídios, de quem foi condenado a habitar neles por tempos variáveis conforme a profundeza de sua recusa a zelar pela integridade de seus semelhantes. Após bandidos lançarem-se pelo estado em intensas ações criminosas como abelhas ou marimbondos cujas "caixas" são cutucadas ou destruídas, situação a que é comparável a explícita guerra do governo estadual contra a telefonia penitenciária, a população e quaisquer demais grupos que se inteiraram dos tumultos dispõem-se para monitorar o compromisso dos gestores com o prosseguimento da ruptura de vicioso sistema.

Nos instantes finais do precedente mês e iniciais deste, tudo que pertencesse ao Estado ou a ele prestasse serviços em troca de pagamentos era visto por parte da bandidagem como bode expiatório. Um enxame de opositores da paz social acabou, junto com seus utensílios bélicos (armas, substâncias inflamáveis e até pólvora), reunido com destino em medidas de praxe da polícia e justiça após ataques a bala e fogo propriamente dito contra sobretudo repartições e veículos públicos. Estes majoritariamente incluíam ônibus, mas tiveram surpreendente abrangência com o incêndio de uma máquina para obras de infraestrutura urbana pertencente à administração municipal de Currais Novos.

O caminho está livre para que sigam os potiguares deixando por trás de si as reações psíquicas ao cronograma de ofensivas nas quais realmente esperavam obter este efeito social os criminosos. Assim se restituirá o que de material a esfera pública e por influência sua o setor privado perderam com a temporária dissipação da coragem de seus operadores em exercer suas tarefas. Citando-se o transporte coletivo em Natal, que já constatou quanto será suficiente para se recompor – R$ 4 milhões –, somando como fontes do prejuízo os ônibus incendiados e a baixa no recebimento de dinheiro dos usuários destes veículos e dos outros que passaram a voltar às garagens mais cedo, entre oito e dez da noite. A onda de tentativas de intimidação geral foi quebrada em razão de contra ela terem se agitado as polícias Militar, sob a inquietação dos gestores de cidades que levou o presidente da FEMURN (Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte) a se reunir com o comandante da PM, e Civil, bem como das Forças Armadas.

O porquê de a harmonia pública ter evaporado sob astronômica temperatura aponta o nível do que aos administradores da segurança pública, educação e assistência social compete para que nem tão logo revejamos as condutas análogas a terrorismo. O acesso a telefones celulares por detentos de muitos presídios brasileiros, com origem em falhas no barramento da entrada destes aparelhos e também de armas e drogas, padronizou-se como espectativa de quem ingressa nas cadeias sem interesse em deixar as carreiras errantes. Tratando-se ele de vício inserido profundamente na rede prisional do país, os delinquentes irrecuperáveis dispõem dele como meio para a própria manutenção do mesmo e da mamata que sustenta. É assim previsível valerem-se do incompleto obstáculo comunicativo para tentar induzir o recuo das autoridades no enfrentamento ao erro (intenção do governo do RN ao implantar bloqueadores de sinal telefônico no Presídio Estadual de Parnamirim) juntamente com o prosseguimento dos papeis dos presos nos nichos criminais externos aos muros dos centros de reclusão.

Robinson Faria, a quem a maior soma da população votante potiguar escolheu para o comando do Executivo naquele território, demonstrara o empenho com que sua equipe agirá visando trazer a eficazes patamares o proveito da autoridade do governo sobre o coletivo ao declarar que a tropa não abandonará o plano de cortar as transmissões telefônicas em mais presídios. Ou seja, estaria por vir um maior apego da junta política local a suas competências, iguais às de outros corpos mandatários (as regências municipais e a União), mais simétricas à vontade popular, embora seja fácil encontrar nas estruturas componentes que desviam o foco de suas funções em benefício próprio. Um dos deveres é corrigir os ímpetos dos cidadãos que desacatam seu regulamento de conduta, impondo-se sobre eles. A um sistema estatal que já teve ceifado muito de sua confiança por operadores desonestos não é precise degenerar-se mais a partir da conivência com a pretensão dos criminosos de submeter a suas artimanhas para "se dar bem" a maioria honrosa dos brasileiros, com absoluto desrespeito aos direitos dela.

Mas, antes do alvoroço, este desejo por uma lida de maneira enérgica com a ordem carcerária ficava no mesmo plano que a disposição média para isso de outras plataformas governantes em nosso país. A presumível evolução na consciência das lideranças potiguares é antecedida por elementos que dão-lhe o necessário caráter de compromisso em cujo desenvolvimento o reforço não pode mais esperar. Atrasado em dois meses deu-se o implante do sistema para emudecer os celulares que entrarem no PEP, único avanço na gerência estadual do setor penitenciário dentro de mais de um ano, não havendo acréscimo em vagas e reformas nos espaços, problemas para os quais a atenção foi chamada com motins e danos ocorridos em presídios e incêndios a ônibus em março de 2015.

Os sentimentos que as atitudes revanchistas despertaram na sociedade potiguar e em qualquer outra induziriam são o que ao menos pelos meios corretos de trabalho impedem Robinson Faria e seus subordinados de escapar ao encargo de tornar o episódio em uma célere despedida entre os bandidos e a tecnologia que dificulta sua ressocialização. Visto que os inutilizadores de celulares não impedem a entrada de outros itens ilegais comuns em presídios, as armas e drogas, as condições laborais dos agentes penitenciários requerem avaliação e reparos em aspectos que as distanciam de um ofício mais ágil e frutífero. Nenhum dos tipos de barreiras anti-indisciplina obstrui as debilidades físicas e mentais entre os internos, detalhe instigante para mudanças em fatores serventes como obstáculo a sadios contratos que visem melhorias estruturais nas penitenciárias. Cortar o abastecimento com mão de obra do mundo do crime também entra na relação de providências contra ele, o que para se realizar exige o papel dos governos em zelar pelo potencial das escolas em educar as nascentes gerações, combatendo-se também as ameaças à parte desta meta cabível às famílias.

(Referências:
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/estado-registra-71-ataques-em-quatro-dias/353965

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/sesed-levanta-perfil-das-65-pessoas-detidas/353967

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/munica-pios-do-interior-do-rn-registram-atentados/353973

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/crise-perdura-ha-mais-de-um-ano/353931

http://www.novojornal.jor.br/cotidiano/federacao-de-municipios-do-rn-pede-aumento-de-efetivo-da-pm-nas-demais-regioes-do-estado

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/tropa-federal-ficara-15-dias-no-rn/353955

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/ata-final-do-ano-mais-tra-s-presa-dios-tera-o-bloqueadores/353957

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/a-na-o-iremos-recuara-afirma-robinson-faria/353956

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/a-na-o-iremos-recuara-afirma-robinson-faria/353956

http://portalnovacruz.com/policiais-do-8obpm-apreendem-armas-drogas-e-material-para-provocar-incendio-em-nova-cruz/

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/pola-cia-deta-m-100-suspeitos-por-envolvimento-em-atos-de-vandalismo-no-rn/354211

http://www.novojornal.jor.br/cotidiano/onibus-da-cidade-irao-circular-somente-ate-as-21h30-de-hoje-02

http://novojornal.jor.br/cotidiano/onibus-da-cidade-irao-circular-somente-ate-as-20h

http://novojornal.jor.br/cotidiano/onibus-farao-ultimas-viagens-as-22h

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/transporte-teve-prejua-zo-de-r-4-7-mi/353946

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/ataques-mudam-rotina-da-capital/353944

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/rn-negocia-retorno-da-fora-a-nacional/355438

http://www.midiamax.com.br/policia/big-brother-bandido-quadrilha-filmava-editava-videos-furto-agencias-bancarias-312932)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve