Panorama mais profundo do lamaçal

Defronte o que pode ser o fim da carreira política da presidente Dilma Rousseff, este setor em Mato Grosso do Sul antecipadamente obtinha simultânea atenção da sociedade. Manifestando efeitos nunca antes vistos por aqui desde o ano passado, a Operação Lama Asfáltica, após apontar esquema condutor de contribuições por nós depositadas esperando dignificação na qualidade de nossas estradas a rumos incompatíveis com legítimo destino e suspeito de responsabilidade até por recentes mudanças na configuração do quadro político campo-grandense, descobriu entes patrimoniais a cuja forma teriam passado os vinténs em poder de empresários, servidores e ocupantes de cargos eletivos no governo do estado (até o ex-chefe André Puccinelli) e familiares destes. A interpelação do antigo governador e os mandados de busca, apreensão e prisão contra os outros participantes se desenvolveram muito à margem da fronteira temporal entre a antiga e a presente estrutura política federal, sujeitando-se o prosseguimento dos trâmites punitivos a infligir menos danos aos merecedores em virtude de regressos apontados no aparato vigia do uso das receitas públicas.

Pelo tanto que trabalhou, Puccinelli foi condecorado em semelhante justo modo que o ex-presidente Lula dois meses antes. Com a qualidade de processar-se num tempo mais recente ao fim do mandato do alvo, a convocação para depoimento do antecedente líder do Executivo de MS pela Polícia Federal em princípios do dia ainda "em trajes íntimos" no interior de seu apartamento pusera o italiano em vexame trazido à prática pelo dever de prestar contas de como tratara o erário acumulado não para sí, mas para seus geradores, cerca de 2 milhões de residentes nesse território regional comprometidos a acordar mais ou menos naquele horário rumo a rotineiras jornadas no intuito de manter sob controle as necessidades físicas e psíquicas suas e do todo, abrangência esta alcançada somando-se cada empenho individual e o dos governantes, unidos em mútuo zelo para com a eficiência de suas tarefas.

Enquanto André depunha para alguns agentes da Polícia Federal, os que vasculhavam sua residência atrás de documentos tinham a função de somar ao inquérito provas capazes de, quem sabe, decifrar os procedimentos dos quais valendo-se os restantes acusados implicaram "injustamente" o nome dele nas travessuras, do jeito que pretende ao sugerir em tom cômico que até suas cuecas fossem revistadas. Mais matéria-prima para a conclusão do ofício investigativo era perseguida em outras mais de 20 ocasiões, incluindo varreduras mesmo fora do estado, na construtora Sanches Tripoloni, em Maringá, no Paraná, e uma empresa similar de Presidente Prudente, no interior de São Paulo.

Os desrespeitos legais foram cometidos de forma a fazer de recompensa a cadeia por também farta reunião humana, composta por 15 elementos. O centro da teia criminosa era o empreiteiro João Alberto Krampe Amorim dos Santos, em companhia da ex-secretária Elza Cristina Amaral e das filhas Ana Paula, Renata e Ana Lúcia Amorim. O líder não-político das falcatruas parcial e voluntariamente (com o possível aval de Puccinelli) subordinava o governo do estado a interesses devassos que dividia entre órgãos como a SEFAZ (Secretaria de Estado de Fazenda) – onde a pessoa-chave era o ex-secretário adjunto André Luiz Cance (a quem seguia nas atividades sua esposa Ana Cristina Pereira da Silva) – e a AGESUL (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) – tendo por indivíduos de interesses alinhados aos seus a ex-presidente Maria Wilma Casanova e os servidores Wilson Roberto "Beto" Mariano (cuja filha, Mariane Mariano, prestava auxílios) e Hélio Yudi Komiyama – e a secretaria de obras – à época regida com submissão em parte ao conluio paralelo por Edson Giroto sob a contribuição da esposa Rachel e do cunhado Flávio Scrocchio, empresário. A corrupta parceria público-privada tinha frações para além de Campo Grande ampliadoras do acesso a recursos indispensáveis para mantê-la em vida, segundo mostrou o encarceramento de outro envolvido, Evaldo Furrer, preso em Rio Negro, no interior, e de Flávio onde morava, Tanabi, em solo paulista.

Fazendas em terras sul-matogrossenses como as cidades de Rio Negro, Corumbá, Aquidauana, Anastácio, Jaraguari e Figueirão medindo, somadas, mais de 60 mil hectares, além de glebas em São Paulo, apartamentos, terrenos, aviões e fortuna imensa quando se dá atenção a sua parcela não declarada à Receita Federal. Que estranho! Era mesmo para se refazer nisso que estivemos enviando ao governo e iniciativa privada os ganhos laborais que, não seguindo este caminho, representariam passaporte extra para o alento de necessidades e prazeres? A manutenção pelo setor político de contratos com firmas das quais algumas sequer tinham maquinário em número cabível a suas atribuições práticas, sem chances para os interessados em trabalhar de boa fé graças a cláusulas que não podiam estes acatar e juntar-se ao bando, e os engenhosos acobertamentos em relação aos olhos da Receita para a grana assim gerada, incluindo a atuação de alguns membros como "laranjas" de outros – entre os casos o de Elza merecendo mais sátira e indignação ao mesmo tempo em virtude de atuar nisso para Giroto enquanto também possuía gastos encobertos no nome de seu noivo, não implicado oficialmente no esquema – e divórcio simulado entre André Cance e Ana Cristina para amanizar o volume dos bens que acumulavam, formavam meticuloso suporte imprescindível para os lucros superiores e em consequência incoerentes com o que o grupo faturaria honestamente obtidos enquando pôde até a saída de Puccinelli do poder, credível desarrimo favorável à ruína do esquema ante a Polícia e Receita Federais e Controladoria-Geral da União (CGU).

Toda a riqueza conseguida com o dinheiro legalmente impróprio para tal foi decifrada valendo cerca de 43 milhões judicialmente por enquanto não mais pertencendo aos investigados. É o quanto compete à corrente administração estadual de Reinaldo Azambuja recompor a disponibilidade para as corretas funções leiloando os bens ou negociando ressarcimentos junto a quem os vendeu aos infratores, propostas de cuja validade tem chance este governo de lutar pela manutenção com obediência às fronteiras entre seus interesses e o impacto geral das intervenções no curso da pendência guiado pela Justiça, se a meta for a limpeza do jogo político, no passado enjaular os atos de antecessoras mãos malandras. Um dos itens onde caberiam sugestões ou exigências, quando necessário, do atual quadro político é o apenamento dos vigaristas, merecedor de continuidade para 8 dos 15 que tiveram habeas corpus negado para livrar-se da prisão, passada de temporária a preventiva, entre eles o líder empresarial João Amorim além do subordinado de Puccinalli Edson Giroto, além da esposa deste, filhas de ambos e de Beto Mariano e a sócia do primeiro. Prejuízos haverá para Elza e Mariane Mariano, no sentido do exemplo que deixam a seus filhos para provável absorção no futuro, visto que agora são pequenos.

Os alvos desta segunda fase da Operação Lama Asfáltica, denominada Fazendas de Lama, estiveram muito perto da sorte de haver uma força atuante em nome da lei a menos dentre as que enquadraram-nos. Os delitos com mais força repercutiram na honra dos praticantes em estreita antecedência ao impedimento por enquanto temporário da presidenta Dilma com visual de governo substituto definitivo englobando medidas a exemplo da transformação da CGU em Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle. Em meio às afirmações oficiais de até melhora nas funções da unidade pública e seu repúdio por farta monta da sociedade, será muito conclusiva sobre as novas faces da luta contra a corrupção o fortalecido vínculo da repaginada entidade com os ministérios – principais responsáveis por encaminhar as verbas de suas respectivas áreas aos requerentes estaduais e municipais – na forma de um, à vista estando ao menos nas operações policiais resultantes de anomalias no funcionamento dos órgãos nesse status trabalho inferior ao que lhe é necessário, executado pelas demais instituições envolvidas, como Receita e PF. Bastou o brado da classe artística para a gestão Temer dar marcha a ré no rebaixamento do Ministério da Cultura a uma secretaria da pasta de Educação, que não se atentou à incerteza de que dê certo a tentativa de conciliar os investimentos na cultura intelectual e na artística, não se resumindo a esta a pauta das escolas e universidades, exigentes de grande espaço à primeira. Aí uma atitude generalizada em que se necessita inspiração entre os trabalhadores da antiga CGU a fim de dar à greve em Sergipe, o protesto no Conselho Regional de Contabilidade de João Pessoa (PB) e mobilizações congêneres uma força que se dissemine nacionalmente e faça o retrocesso regredir à estaca zero.

A considerada amostra do trabalho das autoridades deu-se nos limites cronológicos de um governo substituído por sua incompetência. Para um pouco agravar o abandono aos cidadãos e diminuir os temores dos corruptos, únicos a ganhar com o remanejamento do sistema. A transição permite aos investigados reforço na certeza de alcançar as expectativas alinhadas a suas metas, pois menos barreiras terão no retorno a suas atividades caso se livrem das acusações ainda no vigor do governo de Michel Temer. Este golpe foi dedicado a gestores estatais e parceiros privados tão idôneos quanto eles, que têm honrosa inclusão no contingente!


(Onde este artigo foi reproduzido:
http://www.artigonal.com/politica-artigos/panorama-mais-profundo-do-lamacal-7456026.html

(Conteúdos que o basearam:
http://www.midiamax.com.br/politica/decretada-prisao-preventiva-8-envolvidos-2a-fase-lama-asfaltica-300894

http://www.midiamax.com.br/politica/advogado-consegue-liberacao-presos-operacao-lama-asfaltica-300859

http://www.midiamax.com.br/transparencia/presos-operacao-servidores-publicos-tinham-carros-luxo-fazendas-milionarias-301418

http://www.campograndenews.com.br/politica/apos-receber-policiais-em-trajes-intimos-puccinelli-vai-a-policia-federal

http://www.topmidianews.com.br/policia/noticia/policia-federal-faz-busca-e-apreensao-na-casa-de-andre-puccinelli

http://maringa.odiario.com/policia/2016/05/pf-cumpre-mandado-na-sanches-tripoloni-em-maringa/2149235/

http://www.diariodaregiao.com.br/politica/pf-prende-empres%C3%A1rio-envolvido-em-fraude-1.421642

http://www.maringamanchete.com.br/2010/index.php?option=com_content&view=article&id=14934:ninguem-sai-ninguem-entra-na-construtora-sanches-tripoloni&catid=46:policial&Itemid=89

http://www.midiamax.com.br/politica/relatorio-giroto-pf-tem-dados-gastos-milhoes-sem-origem-declarada-301420


http://www.midiamax.com.br/politica/relatorio-giroto-pf-tem-dados-gastos-milhoes-sem-origem-declarada-301420

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/operacao-tambem-tera-devassa-nas-contas-de-investigados-e-parentes

http://www.campograndenews.com.br/cidades/esquema-de-desvio-teria-laranja-do-laranja-e-ate-divorcio-simulado

http://www.midiamax.com.br/transparencia/presos-operacao-servidores-publicos-tinham-carros-luxo-fazendas-milionarias-301418

http://www.midiamax.com.br/politica/operacao-bloqueou-r-43-milhoes-desviados-obras-gestao-puccinelli-300383

http://www.midiamax.com.br/politica/justica-nega-habeas-corpus-giroto-amorim-mais-6-presos-lama-asfaltica-302365

http://www.infonet.com.br/politica/ler.asp?id=186742

http://portalcorreio.uol.com.br/politica/politica/mais-politica/2016/05/23/NWS,278370,7,416,POLITICA,2193-SERVIDORES-CGU-FAZEM-PROTESTO-CONTRA-MEDIDA-TEMER-TERCA.aspx

hhttp://www.correiobraziliense.com.br/app/outros/ultimas-nhttp://www.correiobraziliense.com.br/app/outros/ultimas-noticias/63,37,63,14/2016/05/23/internas_polbraeco,533158/romero-juca-anuncia-licenca-do-cargo-de-ministro-do-planejamento.shtmloticias/63,37,63,14/2016/05/23/internas_polbraeco,533158/romero-juca-anuncia-licenca-do-cargo-de-ministro-do-planejamento.shtmlttp://www.correiobraziliense.com.br/app/outros/ultimas-noticias/63,37,63,14/2016/05/23/internas_polbraeco,533158/romero-juca-anuncia-licenca-do-cargo-de-ministro-do-planejamento.shtml)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve