Será uma necessidade ou um roubo o que dos céus é anunciado?

Dentre os aviões que voam acima do Rio de Janeiro e de áreas conurbadas, proporcionando sensacional vista dos espaços, há uma aeronave com peculiares observadores e objetivos de tráfego. Além dos operadores humanos, o veículo bimotor transporta câmeras, das quais são as observações que interessam. As imagens obtidas darão base a providências atualizadoras dos cadastros de imóveis e proprietários para a cobrança do IPTU {1}. No tocante à disciplina na frequência de operações assim e no manejo dos montantes extras oriundoas das mesmas há obstáculos exigentes de enfrentamento conjunto pelas cidades para deixarem a cena.

O termômetro para os valores do IPTU e o valor total arrecadado é a caracterizaçào dos imóveis sob a necessidade de seu pagamento. O princípio sob o qual o fenômeno se concretiza é a permissão para os donos reformarem as estruturas, só não podendo reclamar dos acréscimos consequêntes na contribuição involuntária justificável até certo ponto.

Nilópolis e Belford Roxo representam bem o grau de postura vigilante tributária das autoridades metropolitanas, a primeira cidade com atraso de 10 anos nos cadastros e a segunda com apenas 10 mil imóveis registrados dentre seus mais de 200 mil. Para elas o estudo para recadastramento mediante técnicas bastante evoluídas vem como uma mão auxiliadora em excessivamente boa dose. Os percursos aéreos estaduais analistas de território através da Câmara Metropolitana de Integração Governamental seriam o acumulado em compensações do tempo em que propriedades e munícipes afixavam-se numa terra sem lei no que tange aos alegados quesitos para a demarcação dos tributos, contexto ideal à farra dos "puxadinhos". A berrante presença das alterações imobiliárias informais pela Grande Rio flagrada a um quilômetro de altura pelo avião conseguido junto ao Banco Mundial denuncia a generalização da mole rigidez, mesmo variando de uma cidade para outra no tempo em que perdura.

Desta primeira fase, passando pelos estudos municipais dos dados cartográficos após sua organização até as atividades das prefeituras no sentido de medir diretamente as casas, prédios, empresas e terrenos e na sequência exigir pagamentos conforme a grau de descaracterização, será um pulo! Dessa notícia a parte tranquilizante é de que só em 2018 os pés da máquina pública com maior peso tocarão o solo popular graças aos reajustes.

Então eram fartos os valores monetários traduzidos para modificações no espaço urbano carioca para estrangeiros verem no momento das Olimpíadas? Há, assim, prognóstico de o que for cobrado a mais da enorme comunidade retornar-lhe na forma de atenção a tudo o que a ela importa sincera e perenemente.

A precisão no alcance da expectativa terá a ver com os meios escolhidos para tal fim.

Nas vistorias a propriedades modificadas supõe-se com grande chance de acerto que haverá inclusos procedimentos averiguadores de itens imprescindíveis à qualidade estrutural, quesito requerente de estrita atenção do aparato fiscalizador em seu dever do resguardo ao conforto, saúde e segurança dos futuros beneficiados com os reparos e de terceiros. Questões em torno disso, relativas à compensação dos incômodos e riscos nas vizinhanças das reformas em similaridade às benfeitorias urbanas em geral, não têm rivais na disputa pelo reconhecimento como justificativa autêntica para recolher quantias em IPTU maiores daqueles que com muito sacrifício puderam adequar estabelecimentos a suas necessidades.

Mais um ponto fértil para reflexões é a tentativa de obter rebanhos adimplentes por completo prometendo-lhes lugar em sorteios, como o de um carro em Nilópolis e tantas cidades pelo país. A experiência cotidiana com estagnações ou tímidos avanços no nível funcional dos serviços públicos, mesmo quando há reajustes tarifários, desfaz entre a sociedade prováveis ilusões de que os setores públicos estão sendo gratos aos contribuintes, para os quais os bens vêm para somar nas atividades rotineiras, bem como nas despesas (exemplo dos carros, devido aos impostos veiculares e sobre os combustíveis), e o saldo pontual que motiva as premiações acaba não indo além de a melhor tática de resistência à oscilante gratidão, baseada em confrontar com o inimigo não rebaixando a honestidade a seu patamar.

Estímulos à arrecadação em dia e condecorações aos contribuintes exemplares não há superiores aos programas buscando precedente preparo ao exercício dos investimentos públicos e fidelidade dos engajados em sua prática às regras fundamentais para alcançar pleno êxito. Que alguém encaminhe a Câmara Metropolitana exigências de seu trabalho na supervisão e endireitamento, quando houver necessidade, das atitudes das prefeituras nesses sentidos a propósito de, na qualidade de habitadas por seres tão humanos quanto as áreas turísticas que constituem a parte maravilhosa do Rio, dignificar a estrutura em suas demais localidades e as vizinhas. O Rio nos dará real (além das maquiagens midiáticas) orgulho sendo uma Cidade Maravilhosa para todos, em modelo igualmente adequado a seus arredores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve