O Ano Inteiro Rosa é o ideal

Por mais um ano seguido este mês que se fecha e nos reencontrará nessa LINEAR sequência ao longo dos anos enquanto aqui estivermos, é pelo Brasil e o mundo tematizado com aspectos da saúde feminina, quer mediante chamativas estratégias sensoriais – a presença da cor rosa em diversos lugares e circunstâncias –, quer na promoção de atividades conscientizadoras, aproximando às rotinas do público alvo a disponibilidade de serviços médicos para diagnóstico, prevenção e in8cio de tratamento do câncer de mama e colo de útero, além das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). De um contexto e espaço para outro variam as expectativas para o futuro do bem-estar coletivo encaixadas às formas como a população e as entidades públicas e privadas tomam parte dos recursos ofertados.

Nestes anuais 31 dias as comunidades atreladas à causa da saúde captam em caráter simultâneo os exemplos advindos de iniciativas estadunidenses de princípio em 1990 que levam a folgas abruptas nas frescuras administrativas responsáveis por comumente atravancar a fluidez dos atendimentos. É inegável a leva de vidas com direito a prorrogação a partir de superiormente ágil agendamento e prática de mamografias (em muitos casos valendo-se de estruturas móveis) e atividades disseminadoras de informações no tocante ao câncer de mama, exemplificando-se palestras, exposições (a mais completa, dentre as quais, terá sido uma que conta o trajeto histórico da lida com a anomalia numa linha do sistema de transporte BRT na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio), caminhadas (evidenciação de um dos caminhos na contramão desse e outros males) e suporte à autoestima dos(as) que têm, tiveram ou possam vir a desenvolver a patologia nos moldes do Desfile Rosa na paulista Hortolândia, tornado realidade em consequência da parceria entre o governo e o setor empresarial. No trecho da BR-163 que percorre Mato Grosso do Sul um dos exemplares destinos (além de outros aqui por mim citados) que tem o pedágio cobrado a motoristas pela concessionária CCR MS Vias é a transposição de preconceitos entre homens ao incentivá-los na difusão do que às mulheres de seu convívio é vital saber a respeito das neoplasias mamárias.

Alguns países da Europa promovem às questões de saúde tratamento que constitui um modelo pedagógico ao conjunto mundial. Só havendo traços de todas essas medidas preventivas e muito mais, não obstante possível igual seriedade na assistência aos pacientes, fora a Lituânia capaz de congelar nesses recentes anos os registros de câncer mamário (em torno de 1300 e 1500). Na Alemanha a subida nos diagnósticos que apontam a doença a tempo de eficazmente impôr-lhe derrotas e, por resultado, guiar os convalescentes na volta por cima se faz concreta em dependência da maestria com que opera seu sistema de rastreamento mamográfico em curso desde 2002 devido ao quanto rendem na funcionalidade os serviços de mamografia e os relacionados frente à liderança por uma comunidade de cooperação fundada no ano posterior.

Claro que o título de país desenvolvido de muitas nações daquele continente não é um selo de qualidade que garante ter havido expurgo de todas as injustiças sociais (um dos muitos assuntos ligados a jornalismo regional sobre os quais viva à procura de conhecimento) por sermos todos humanos e sujeitos a erros, em toda banda do planeta. Não é, pois, extraterrestre a ausência, nos exames mamográficos, de duas em cada dez mulheres para eles convocadas na Suécia, em se tratando parte delas de imigrantes no condado de Blekinge. Um ancião problema internacionalmente abordado pela imprensa com mais ênfase em certos períodos, a exemplo de agora, o bater de portas na cara dos sofridos povos africanos e asiáticos sedentos por um porto seguro adverso às insalubridades típicas de seus paises natais é obra de líderes políticos e cidadãos comuns ingratos quanto ao suporte de que necessitou a Europa após as mais devastadoras guerras da história, no século passado, e à presença do suor e sangue vindo dessas áreas periféricas na atual riqueza do Primeiro Mundo, parte do qual tango as explorou, assim como sem permeabilidade mental satisfatória para aceitar sua cultura como nada mais que apenas uma dentre tantas cujos praticantes em comum teriam, para o colapso nervoso dos racistas, sua origem nos africanos, segundo os mais antigos vestígios humanos por enquanto descobertos.

Terceira razão da solidariedade do mundo desenvolvido para com o subdesenvolvido é o ocasional esforço deste último no aproveitamento de suas tecnologias para também estar entre os propulsores do mundo a mais justos horizontes. Se constatada, a descoberta por uma equipe da USP de São Carlos da fosfoetanolamina, substância com suspeito poder de curar o câncer em geral (que popularizaram seu nome a ponto de ser reduzido para a forma coloquial Fosfo}, será um Biotônico Fontoura para a moral interna e externa do Brasil, esfacelada pelos desgostos políticos. Mas por enquanto este ânimo não ultrapassa o conhecimento teórico sobre do que o composto é capaz. Devemos esse tempo deixado escorrendo e junto com ele as vidas pretendentes a salvação à ANVISA, insuficientemente centrada em suas competências. Enquanto a entidade não se ordena para analisar a veracidade dos aspectos da possibilidade de permitir os testes e a liberação do alegado fármaco, sobra-nos como migalhas a briga entre as duas correntes interessadas no assunto (os defensores e os contrários à legalização da substância), levando as partes às instâncias judiciais e virando inclusive caso de polícia.

Quem ou o que não é percebido pelos sentidos ou pela mente não é lembrado, não exercendo o dever ou propagando suas lições como desejado! Assim se justifica a marcação por vezes definitiva de um período do ano reservado a circuitos de atividades 3 diversos gêneros voltadas a esclarecer a preservar consciente a população no tocante a assuntos muito influentes em seu dia, com ênfase nos da saúde, em função do tempo e dinheiro a perigo de se esvair sob o menor vigor que as campanhas teriam em suas metas caso mse desenvolvesse igualmente, sem inovações, pelo ano inteiro. Uniforme continuidade, porém, reivindica o curso dos esforços (partidos dos médicos) ou indiretos (provindos da ciência) no amparo aos pacientes, dado p atemporal valor que a vida tem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve