Outro gigante que acorda

De extinguir-se a poucos passos estão as convicções ideológicas fechadas ao reconhecimento da real força popular, seja ela interferindo direta ou indiretamente nas alas políticas. Tendência made in Paraná , a escolha dos governantes municipais pela baixa de sua remuneração também veio com tudo em cidades de nosso estado. Ainda assim dentre os políticos decididos a se deixar levar por esse vento há um grupo para o qual a inteligente escolha significa pouco à quitação de sua dívida moral a quem representa.

Já faz tempo, estamos pagando a mamata de um grupo desonesto sem fronteiras partidárias infiltrado nas decisões acerca das transações financeiras teoricamente destinadas à construção dos monumentos à passada Copa e gerenciamento operacional de gigantes estatais como a Petrobras e a Eletronuclear. A sobreposição pelos larápios de sua fome monetária em relação ao bem comum saciou muito esta ânsia e moldou o contrário estado em que as finanças federais ficaram hoje, a causa de um travamento político-econômico, partilha entre os setores público e privado do aperto no repasse e coleta de cifras. Não há cidades imunes à crise, estando várias de pequeno porte quebradas mesmo!

Na moderação a saída está! Governos estaduais e municipais encaram a mesma Operação Enxuga Gastos, cujos alvos diversificam-se. Poucas e, assim, exemplares administrações priorizaram os serviços importantes, não como vítimas, mas ocupando a posição de itens a ter sobre os quais a pressão diminuída pelas medidas contentoras de despesas. O questionamento de fins desnecessários para o dinheiro público vem abrangendo o valor da remuneração concedida a ocupantes de cargos eletivos e tendo resultados práticos num intervalo de mais ou menos um mês.

Foi 15 de julho um dia D para Santo Antônio da Platina, no Paraná, momento em que até o comércio e as empresas de outros ramos pararam! Festa? Só após a decisão da maioria dos vereadores por acalmar os ânimos do público que ocupava a Câmara com dois remédios, a desistência em um projeto de lei que visava elevar os recebimentos mensais dos legisladores e do prefeito acompanhada de regulação contrária dos valores. O fenômeno passou-se nos mesmos moldes em Jacarezinho no dia 10 de agosto e São Mateus do Sul no dia 31. Nesta cidade as pressões populares afugentaram um ser maior capacitado para devorar o que os participantes arrecadam, composto pelas propostas de guinada salarial e de um adicional up nos cargos legislativos acrescentando 4 vagas às já existentes no vindouro período eleitoral. Aos políticos de Curitiba e outros mais de 20 municípios paranaenses já pode estar sendo tarde para refletir sobre seu papel nos cargos considerando-se a velocidade com que esta onda é capaz de se propagar por força da maior democratização do acesso à internet e, consequentemente, às conexões via redes sociais.

Quantos serão, no próximo pleito, os pretendentes à pasta de vereador ambicionados apenas em tornar-se pontes entre as prefeituras e a população buscando amparo às dificuldades coletivas, sendo recompensado no mesmo nível salarial que muitas categorias trabalhadoras? Passando agora para nosso estado, as Câmaras Municipais de Guia Lopes da Laguna e Jardim informaram escancaradamente sua intenção de ingresso no teste, havendo chance de não ficarem sozinhas nos representando por querer Campo Grande se ajuntar. A capital e Guia Lopes constituem zonas de maior conveniência para as medidas austeras por derivar sua situação quase de um mesmo contexto. Porque casos embasados em circunstâncias pouco diferentes em relação a si aproximam-se também no quanto abalam a ordem nas movimentações financeiras, seleção capaz de agrupar nosso point político que teve seu prefeito reconduzido ao poder em agosto depois de cassado em 2014 por vereadores de olho em benefícios suspeitos e o exemplar urbano a sudoeste cujo chefe sofrera em julho sua segunda muito provavelmente legítima derrocada pelo Legislativo municipal por delitos como licitações fraudulentas (igual o líder da Cidade Morena), recuperando depois o cargo mediante talvez apelo à Justiça de modo similar ai como subiu no poder graças à relação de seu vice com os eleitores, motivo do primeiro impedimento em 2013.

Valendo-se da oportunidade lhe dada por uma equipe de TV na cobertura da sessão na qual os vereadores de Santo Antônio da Platina, um cidadão em avançada idade que aos profissionais da comunicação afirmou encarar as atividades como uma demagogia nos indica com a experiência cotidiana típica de pessoas nesse perfil outro ponto controverso do assunto. Se pudesse a engorda salarial preencher o "vazio" no orçamento da classe político-criminosa, quão interessante seria recorrer a complementos da ordem do Mensalão e do Petrolão? Sorte é o processo investigativo aberto pelo Ministério Público Estadual e a Polícia Civil do Paraná e fundamentado num dossiê do jornal Tribuna do Vale e do Movimento Popular Todo Poder Emana do Povo sobre os valores abundantes das diárias de todos os vereadores de Jacarezinho, visto que corre perigo sua conspiração para prosseguir subtraindo o bem comum mediante alegadas providências contra o delito que conquistariam a admiração de muitos usuários passiveis de escolher por conservar os edis na Câmara. Que nossas autoridades tomem medidas para estreitar os privilégios dos vereadores campograndenses que caíram em tentações e cassaram Alcides Bernal, segundo o que foi descoberto na Operação Lama Asfáltica tendo em vista o destino de qualidade enganosa pra onde se habilitaram a conduzir boa parte da massa fracamente politizada e de forma culposa toda a cidade!

Bem pensada foi a manchete, no jornal Aconteceu, sobre a automutilação financeira dos legisladores de São Mateus do Sul, "O valor de um vereador", que, combinada aos detalhes da luta popular em pdol da dignificação dos serviços oferecidos, é mais uma tentativa de mostrar os naturais valores em que a política se fundamenta, dentre eles a impessoalidade nas decisões e o reconhecimento do direito à abertura de espaço para indivíduos e ideias inovadoras. É cada um se dando ao nível que pode buscando isso, que será mais facilmente alcançado quando começarmos a ter maior prudência na escolha de nossos representantes, varrendo para fora dos comandos em sobretudo os aproveitadores a nível federal, os mais importantes colaboradores para o que vemos hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve