Imprudência sobre duas rodas pode ter tirado vida de adolescente

Um casal de namorados se envolveu em um trágico acidente em Campo Grande, aqui no estado, na tarde do dia 18 do mês passado. Depois de a motocicleta pilotada por Thiago Ângelo de Lima, de cerca de 22 anos, na qual também estava sua namorada, Victória Nunes Frete, de 17, bater em uma árvore às margens do córrego segredo, região da avenida Ernesto Geisel, os dois sofreram uma queda, mas a adolescente acabou indo parar nas águas, que a arrastaram até um trecho do córrego Anhanduizinho na rua Tonico de Carvalho, onde foi encontrada por um popular, Jurandir Ferreira dos Santos. Victória foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros e levada à Santa Casa, onde morreu. Segundo testemunhas, Thiago estava empinando a moto, prática que ele sempre se exibia fazendo com ou sem garupas em fotos no Facebook, onde amigos do casal homrenageiam a garota e hostilizam o acusado. Manobras radicais também fora m praticadas por um grupo de jovens, que o autor do acidente alega não coonhecer, durante o cortejo que levava o corpo da vítima para o sepultamento, indignando parentes e amigos. Thiago, que se recupera em casa, prestou depoimentos à polícia na semana seguinte, admitindo que teria empinado o veículo a alguns metros do córrego, porém diz não psextv lembrar do que aconteceu no exato momento da tragédia. Marlon Chaves, advogado do metoclista, sustenta a ideia de que seu cliente não teria feito as acrobacias, fato confirmado por supostas testemunhas e pela situação em que a moto foi encontrada após o acidente, travada na quinta marcha, sendo que deveria ser acionada a primeira para se efetuar as brincadeiras. Segundo familiares o rapaz está muito abalado com os acontecimentos, razão pela qual não consegue comer e dormir. As investigações vão prosseguir efetivamente depois do Carnaval.

Os fatos se realizaram pela falta de obstáculos, produto do desinteresse do casal, de quem convivia com os jovens e das autoridades em combater os bastante presentes fatores que colaboraram para esse resultado. O motociclista teve todo o direito de se divertir e exibir como queria, preocupando-se somente com as fortes emoções provocadas pelos desafios radicais a que se colocava à disposição, em virtude da recusa em tomar providências para fazê-lo unir lazer e responsabilidade e até o apoio a seus atos de desrespeito às leis de trânsito por parte de sua companheira, que, mesmo estando a um passo da idade adulta, ignorava esses alertas à sua volta relativos aos perigs proporcionados pela irresponsabilidade desse rapaz, da família da mesma, na mente de cujos membros pode estar se manifestando a culpa por possivelmente não terem levado a adolescente, por meio de orientações mais profundas, a adquirir maturidade suficiente a fim de que pudesse ter a adequada noção do quanto eram terríveis as ameaças que rondavam sua vida e acabaram se cumprindo, e dos amigos de ambos, muitos dos quais se espelharam no comportamento do responsável pelo acidente e com certeza demonstram na prática, no cotidiano, a intensidade dessa influência, a exemplo de como mostraram à sociedade a inexistência de limites em seus atos de desrespeito à vida humana, não restringindo suas performances aos locais e eventos festivos ao, deste modo, marcar presença na cerimônia de adeus definitivo à amiga. Outro fator que colaborou enormemente para que tudo chegasse ao nível alcançado foi a desproteção das margens do córrego segredo, onde se ainiciou todo o drama, por parte do governo municipal, que não instalou muretas, grades nem ao menos cercas ao redor do leito. Quanto aos demais córregos de nossa capital, nada muda! É comum todos eles receberem pessoas, veículos, lixo e esgoto em vez de peixes, que perderam seu espaço.

Os pontos de vista defendidos por pessoas ligadas à acusação e e à defesa de Thiago enfrentam grande oposição entre si. Enquanto certas testemunhas relatam tê-lo visto envolvendo sua própria vida e a da namorada em apostas arriscadas, o advogado de defesa do rapaz se apoia em informações contrárias repassadas por outras. Frente a essa violação à tradicional norma presente no cotidiano relativa à igualdadeigualdade na observação de um fato por todas as testemunhas, não importando a posição em que estiverem, é aconselhável que a polícia incorpore ao processo investigativo procedimentos comoincentivo à colaboração dos moradores e comerciantes estabelecidos nas proximidades do local da ocorrência através de depoimentos e da permissão para a coleta de gravações feitas por câmeras de segurança para que seja possível ir de encontro às verdadeiras circunstâncias originadoras do ocorrido. A constante desobediência das práticas de manejo seguro da motocicleta, expressa pelos repetidos atos do acusado, cuja divulgação virtual era autorizada por ele como meio de adquirir simpatia de jovens que com ele compartilham mesmo nível moral, aumenta a probabilidade de a culpa recair sobre este indivíduo. E, além da maneira como o condutor teria se comportado durante aqueles acontecimentos, as autoridades policiais, de trânsito e a Justisam ainda incluir esse seu passado entre os critérios de avaliaçãoavaliação das penas a lhe serem aplicadas. Mesmo que este motoqueiro consiga se livrar da responsabilidade pelo desastre, seja por meios honestos ou possíveis manobras indevidas de seu defensor, esses órgãos precisam tratar com total importâncivana os registros online de suas infrações, ainda que só agora tenham tido conhecimento deste material, pois tratam-se de instrumentos que possibilitam uma eficaz análise da maturidade intelectual do jovem, devendo o resultado da mesma basear processos para tornar inválido tudo que lhe autoriza a dirigir – o que está mais do que na hora de ser feito.

Muita gente tem mesmo preferência por esportes mais radicais e desafiadores, o que é normal e traz bem-estar aos praticantes. Fiscaluzações, a aplicação da lei quando necessário e campanhas de educação dirigidas a este público têm de ser conduzidas pelos órgãos estatais ligados a estas áreas de forma a induzir os esportistasà prática dessas modalidades em lugares e com os equipamentos e exercendo os procedimentos corretos na intençãointenção de obterem tais vantagens respeitando as exigências referentes à preservação da vida e reduzir a visão discriminatória de parte da população a respeito desses exercícios. Tanto em relação a isso quanto a outras experiências que podem levar a prejuízos à integridade física e psicológica, é importante que os adolescentes vejam como tesouros as medidas educativas tomadas pelos pais ou qualquer outra pessoa sob a guarda da qual estejam. Esse objetivo será alcançado mais facilmente se as atitudes forem executadas com uma certa moderação, permitindo que os jovens em desenvolvimento possam iniciar-se na vida social, mas sabendo adotar as condutas certas para cada situação que desafia a curiosidade a respeito de vários aspectos como sexo, drogas – valendo incluir as lícitas –, condução de veículos, entre outros, característica da fase para manterem distância de escolhas traiçoeiras que podem resultar em modificações nada bem-vindas no rumo de suas ainda iniciantes vidas e nas expectativas criadas para o futuro relativas a independência e sucessos pessoais e profissionais que lhes tornariam possíveis a conquista de importantes espaços e atuar mais diretamente nos processos de manutenção e mudanças na sociedade, momento que dura por toda a vida e para os quais as bases são a infância e a juventude, épocas passageiras e que exigem condições favoráveis à aprendizagemaprendizagem do que é necessário para a eficiente conclusão da jornada. Além de lidar com essas armadilhas localizadas em todos os pontos de Campo Grande e preparadas para capturar jovens ingênuos, a Prefeitura e as secretarias municipais precisam estudar e promover projetos de recuperação dos córregos com foco especialmente na instalação de barreiras nas margens, limpeza dos leitos e campanhas que estimulem a população a contribuir para mantê-los livres da sujeira, dando o correto valor ao tempo e recursos (estes vindos da colaboração dos próprios campo-grandenses) gastos por seus representantes. Apesar de sua pequena extensão, esses cursos d'água, se submetidos às melhorias, poderão servir como amostras da natureza em meio ao ambiente urbano, embelezando-o e tornando-o mais fresco nas épocas em que o sol exagera na dose, e estar entre os responsáveis por prováveis quedas nos índices de poluição nos mesmos e em rios, e lagos onde terminam seu fluxo e dos quais grande parte é fonte da água que chega à cidade e, assim, da movimentação no orçamento reservado aos sistemas de tratamento da água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve