Vigilância de tráfego contará com recurso inovador

A partir do próximo mês, pontos estratégicos de Santos, no litoral de São Paulo, como a entrada da cidade, a avenida Nossa Senhora de Fátima e as rotas para os morros, contarão com 104 câmeras de vigilância, das quais 73 são do tipo OCR, capaz de "ler" placas de veículos e, assim, identificar os envolvidos em ocorrências policiais. As imagens vão ser repassadas ao Sistema Informatizado de Monitoramento (SIM) da Prefeitura e a Polícia Militar será avisada em caso de falagrantes suspeitos. O sistema vai ser integrado futuramente ao Centro de Controle Operacional, quando este for implantado, através de convênios que podem ser firmados entre a administração municipal e a estadual.

Instalados nesses importantes pontos da cidade, que contam com enorme fluxo de veículos, entrando e saindo da mesma, os potentes olhos eletrônicos tornam-se mais um recurso aliado da polícia em sua missão de reduzir riscos à vida e ao patrimônio dos turistas e dos moradores do próprio município e das áreas próximas. Através do registro das placas dos veículos e de informações anteriormente obtidas sobre sua situação e a de seus responsáveis perante as autoridades, tornará-se possível flagrar motoristas e passageiros, tanto turistas quanto os residentes na região, acusados de infrações de trânsito e outros crimes, como roubos, furtos, sequestros e homicídios, e informar a polícia no intuito de que esta fique mais atenta e vá atrás destes antes que fujam para outras e cidades e, caso isso ocorrer, alertar as autoridades locais para que, mais cedo ou mais tarde, peguem-nos e os deixem à disposição da justiça, o que ficará mais fácil por já se saber a identificação do veículo, embora não haja sistemas semelhantes nessas municipalidades. Isso, porém, dependerá da situação do sistema judiciário da Baixada Santista e não vai surtir efeito completamente se não houver fiscalizações que evitem que condutores dirijam com as placas cobertas ou sem elas.

Pensando-se nisso, é muito importante que as autoridades santistas invistam em melhorias na estrutura dos órgãos de trânsito e na manutenção do quadro de funcionários destes para que o tráfego nas vias de Santos tenha sempre a devida atenção, necessária à prevenção dessas formas irregulares de fugir da fiscalização e ocultar crimes, muitos deles graves, práticas também consideradas infrações de trânsito. Se for preciso, deve-se fazer alterações nos órgãos de Justiça da região, de modo que seus profissionais (advogados, juízes, promotores, desembargadores) realmente façam justiça, enquadrando na lei todos os criminosos descobertos com ajuda das câmeras. A iniciação imediata dessas medidas contibuirá para que esse sofisticado sistema de vigilância intimide mais a ação da bandidalha e para que haja mais confiança por parte do governo estadual em relação à Prefeitura, o que torna mais fácil o surgimento do convênio entre ambos destinado a ampliar esse serviço de monitoramento implantando-se o CCO, que irá reforçar o serviço de monitoramento junto ao SIM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve