Mesmo com suspeita de problemas, prefeitura aumenta seu patrimônio

No mês anterior houve um grande aumento na quantidade de recursos dos cofres públicos de Rio Verde de Mato Grosso, aqui no estado mesmo, apesar do nome. Foram recebidos quase R$ 2 milhões, fruto de impostos federais. Ainda naquele mês o Ministério Público Estadual instaurou um inquérito para apurar se a Prefeitura dispões de um sistema eficiênte de controle de seu patrimônio e, em caso negativo, obrigar a implantação do mesmo.

O ano se iniciou com fartura nos cofres públicos rioverdenses. Com essa maior quantia de recursos será possível fazer muito mais que o previsto para fazer as enormes melhorias na saúde, educação, infraestrutura urbana e outras necessidades, em razão do pequeno porte da cidade. Porém, em nada adiantará todo esse montante se não estiver sendo destinada como deve, na quantidade e modo certos, à atenção a todas essas necessidades. Desconfianças em relação a isso, desencadeadas talvez por denúncias ou análises no Portal de Transparência ou na documentação do município, teriam, então, levado o Ministério Público a verificar as ações do Poder Público.

É importante que o órgão avalie a qualidade dos serviços públicos da cidade e a documentação e outras provas referentes às despesas municipais, além de, na presença de alguma má conduta, pedir que os governantes elaborem melhores estratégias para que ocorra um bom aproveitamento dos recursos e também fiscalizem os estudos e a implantação das mesmas a fim de provocar mudanças positivas. Enquanto isso, poderá ser necessário impedir a movimentação desses valores, em especial esses mais recentes, originados dos impostos federais. Além de dificultarem o progresso da qualidade de vida e da economia, essas irregularidades, se estiverem ocorrendo, será um desrespeito a todos os brasileiros, que teriam arrecadado parte desse dinheiro, que pode não ter o destino correto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve