Polícia trabalha sob condições precárias

A Polícia Militar do Piauí enfrenta problemas com a falta de policiais e de estrutura suficientes. Não há PMs nas ruas do centro da capital, Teresina, enquanto, recentemente, imagens feitas por um morador da cidade de São Miguel do Tapuio mostram populares empurrando uma viatura que havia quebrado durante o atendimento a uma ocorrência a fim de ajudar os agentes a se deslocarem. Segundo o que foi dito na gravação por um dos soldados, o carro já vinha apresentando problemas.

A falta de policiais disponíveis para atuar no Centro da capital piauiense, fato que provavelmente já preocupava a trazia prejuízos a consumidores e comerciantes, tornou esse terreno mais fértil à ação de bandidos, com a maior circulação de bens, de valor, dinheiro e pessoas, incluindo turistas. Felizmente não houve a convocação de PMs da periferia para fazer trabalhos de prevenção e combate à criminalidade na área central, pois essas regiões com menos condições de infraestrutura, que já desfrutam da alta incidência de crimes mais graves, como tráfico de drogas e homicídios, muitas vezes motivados pelo envolvimento das vítimas no primeiro, receberiam menos atenção por parte desses profissionais justo nessa época, aproximando os moradores mais ainda do medo, que os impediria mais de passar as férias e festividades com seus parentes e amigos tranquilamente depois de um ano todo de trabalho para manter suas famílias e as contas públicas.

Em São Miguel do Tapuio a união fez a força! Como o governo estadual não estaria utilizando adequadamente as quantias oriundas dos impostos que pagam para manter funcionando bem a segurança e outros serviços, populares decidiram ajudar por conta própria os policiais a cumprirem seu dever, compartilhando a insatisfação com eles, que também são humilhados ao serem submetidos a essas situações incapacitantes e vergonhosas depois de darem duro nos concursos públicos. Provavelmente tratava-se de uma ocorrência leve, como um pequeno furto, som alto ou briga em alguma casa. Em casos de procura ou perseguição a criminosos armados ou que fugiram do local do delito, por exemplo, a viatura teria de estar rodando para evitar que o meliante se dê bem tendo tempo mais que o suficiente para se mandar ou riscos aos "ajudantes" em caso de encontro com o marginal, que pode motivar trocas de tiros com a polícia, também integrando essas pessoas inocentes e despreparadas à zona de perigo.

O novo governador do Piauí, que está prestes a assumir o cargo, ocupado antes por José Filho, Substituto de Wilson Martins, que renunciou em abril para se candidatar a senador, terá de, após a organização dos cofres públicos, incluir o mais urgente possível, nos planos de melhorias das condições socioeconômicas do estado, investimentos em concursos para aumentar o efetivo de policiais, aquisição de melhores equipamentos como armas, fardas, viaturas, materiais de informática, dentre outros, além de estudar as necessidades de cada região da capital e do interior a fim de que esses profissionais e recursos sejam distribuídos conforme as mesmas. Essas atitudes são muito importantes para afrouxar as correntes da insegurança que restringem cada vez mais a rotina da população e preservar ao máximo a integridade física e psicológica dos PMs e, assim, evitar problemas que podem acometê-los e originar sérios problemas e riscos a eles, seus familiares, ao Poder Público e, por consequência, à sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve