Evento especial marca início de carreira de advogado

Na manhã do último dia 19, Eloi Tarouco Irigaray, 46 anos, foi à sede regional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a cavalo e vestido com trajes gaúchos, acompanhado por familiares e amigos também vestidos e se deslocando da mesma forma, para receber a carteira da organização que lhe dá o direito de atuar como advogado. Eloi se formou em Direito pela FADISMA (Faculdade de Direito de Santa Maria) em 2010 depois de frenquentá-la desde 2005.

Histórias de pessoas como Eloi Irigaray, que, mesmo não sendo mais jovens, frequentam a escola ou universidade, felizmente são muito comuns. Apesar dos problemas pessoais e de saúde que costumam vir com a idade, esta não é um obstáculo à aquisição de novos conhecimentos, que lhes permitam manter o cérebro em forma e alcançar progressos em sua renda e qualidade de vida, compensando as oportunidades que não tiveram na juventude, a exemplo do que pode ter ocorrido com Eloi. E, por essa razão, eles também se esforçam mais para vencer essa batalha, enquanto muitos jovens de hoje em dia ficam pra trás por não saber aproveitar esse momento oportuno por causa de falta de compromisso com os estudos e atos de indisciplina praticados nas escolas e unidades de ensino superior. O mais novo advogado de Santa Maria começou essa grande virada em sua vida já pela maneira com que foi ao evento em que recebeu a "carteirinha", portando-se de acordo com as tradições de seu povo, para o qual trabalhará e acompanhado das pessoas que lhe forneceram apoio. Agora, esperamos que ele trabalhe dentro da ética da profissão, avaliando bem os casos que atender para beneficiar seus clientes e evitar que as demais pessoas envolvidas que tenham causado problemas a estes, em caso de crime ou outra irregularidade, saiam impunes, como forma de honrar a essas conquistas e essas pessoas que apoiaram-no para chegar onde chegou.

Diferentemente da época de nossos pais e avós, as condições que impediam o acesso de grande parte da população aos estudos, como o trabalho infantil e a falta de escolas em comunidades rurais, embora muitas destas ainda não possuam uma estrutura adequada a uma melhor aprendizagem, o que oferece praticamente de graça essas oportunidades a nossos jovens. Está cada vez mais fácil o caminho para uma vida melhor! É importante que os atuais estudantes aproveitem o momento presente ao máximo em virtude dos avanços tecnológicos, que requerem maiores conhecimentos, estarem cada vez mais presentes na maioria das profissões, especialmente nas pretendidas por pessoas que querem ganhar enormes salários. Com isso, dedicar-se mais às gandaias com os amigos do que aos estudos e, somente no futuro, retornar à escola ou faculdade para tentar recuperar o tempo perdido tornou-se uma péssima ideia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve