Vazamento de gás causa incêndio em estabelecimento de lazer

Na tarde desta quarta-feira um incêndio atingiu parte da casa de boliche Procopiu's, localizada na avenida Weimer Gonçalves Torres, no centro de Dourados, aqui no estado. Um funcionário de uma empresa de gás fazia reparos em um botijão que havia sido instalado e apresentava defeito quando houve uma explosão que deu início às chamas. O homem, que se feriu, assim como algumas funcionárias da empresa, disse que o fogão estava ligado, com uma das bocas acesa, no momento em que era feita a manutenção. As vítimas sofreram escoriações leves. Além de atuar no controle do fogo, o Corpo de Bombeiros retirou do prédio outros botijões. Nem todos os frequentadores vão ao Procopiu's, um dos principais lugares destinados a entretenimento em Dourados, para praticar boliche, pois a área também é destinada ao consumo de comidas e bebidas.

Tanto os funcionários da casa de boliche quanto a empresa responsável pelo fornecimento do gás de cozinha cometeram erros que resultaram nesse desfecho, que só não ocasionou um desastre de maiores proporções porque a edificação não estava aberta aos clientes. Diante de uma ocorrência de vazamento de gás, deve-se evitar a presença de fontes de ignição (fogo ou faíscas) no local, que precisa ser desocupado se for uma área fechada (como uma cozinha residencial ou industrial) e entrar em contato com o fornecedor do combustível ou órgãos destinados a atendimento de emergências, como os bombeiros e a Defesa Civil. Mas os trabalhadores do estabelecimento permaneceram nas instalações e esqueceram o fogão ligado. além do mais, não sendo suficiente a má qualidade do botijão fornecido, o técnico enviado para fazer o reparo nem sequer notou as imprudências cometidas pelos ocupantes do espaço e os orientou a adotar os devidos procedimentos de segurança e também acabou se ferindo, além de causar estragos no prédio, que, caso não tenha seguro, será necessário obrigar a companhia de gás a fornecer indenização e ser impedida de funcionar se possuir irregularidades que podem levar a eventos semelhantes ou até piores!

Os órgãos fiscalizadores precisam fechar mais o cerco às distribuidoras de GLP cuja documentação não esteja em dia e que não dispõem de produtos e ferramentas de trabalho em boas condições de uso e funcionários treinados. E, ao comprarem botijões, os consumidores devem ficar atentos ao aspecto dos equipamentos, evitando os que estão amassados ou enferrujados, sem lacre ou com este danificado, solicitando vistorias e troca, por pessoas habilitadas, das mangueiras e reguladores ("registros") de gás, tomando as providências já mencionadas em caso de vazamento e evitar comportamentos de risco, como passar a mangueira por trás do forno e querer dar uma de técnico fazendo "consertos" e gambiarras sem ter os conhecimentos necessários a isso. A falta de atenção de quem comercializa, instala e utiliza os botijões afeta o funcionamento e a segurança dos recipientes e acessórios, podendo até danificá-los. O combustível, então, pode ser liberado em uma quantidade maior que a que será utilizada, (isso se o vazamento não o ocorrer mesmo quando o recipiente não estiver em uso, dependendo do defeito) e, se houver chamas, faíscas ou calor excessivo, a residência ou estabelecimento empresarial, e os bens e pessoas (e até as vidas destas) que estiverem em seu interior podem ir para os ares em segundos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve