Tragédia marca retorno de viagem estudantil

Na noite da segunda-feira da semana passada, um acidente entre um ônibus que levava de volta para Borborema, no interior de São Paulo, estudantes entre 15 e 17 anos que haviam participado de uma excursão cultural na capital do estado e um caminhão carregado com óleo vegetal deixou 13 mortos, entre eles três professoras, uma diretora de escola, vários alunos e uma fotógrafa que acompanhava o grupo, e mais de 20 feridos, em um trecho da rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira (SP-304) entre essa cidade e Ibitinga. Os dois veículos se chocaram; a lateral direita do ônibus foi arrancada, fazendo com que os passageiros que estavam deste lado fossem arremessados para fora, enquanto o caminhão pegou fogo. Um laudo apresentado ontem pelo Instituto de Criminalística de Araraquara aponta que o caminhão teria invadido a pista contrária, onde trafegava o ônibus, que estava em alta velocidade; no entanto, na semana passada, um caminhoneiro que estava no local na hora do acidente disse, durante uma reportagem da TV TEM, afiliada da Globo, que o ônibus estava na contramão. A estrada está passando por recapeamento e não possui sinalização horizontal (faixas), cuja instalação ainda não é viável porque a obra ainda não foi concluída; há placas informando a situação em que se encontra a pista e a velocidade permitida, mas as orientações são ignoradas por muitos motoristas, gerando vários acidentes. Neste domingo os túmulos das vítimas, cuja maioria foi enterrada no cemitério municipal de Borborema, foram os mais visitados; elas foram veladas na terça-feira passada e sepultadas no dia seguinte, com exceção do corpo de uma das professoras, levado para Itápolis, e de um estudante e da fotógrafa, que faleceram na quinta-feira no Hospital de Base de Bauru. As aulas foram retomadas ontem na escola Dom Gastão Liberal Pinto, de onde provinha a maioria das vítimas; os alunos, funcionários e seus familiares estão sendo acompanhados por psicólogos.

Durante o passeio em São Paulo, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as inúmeras atrações culturais que a cidade oferece (museus, bibliotecas, teatros etc), aprofundando conhecimentos sobre conteúdos abordados em sala de aula e adquirindo consciência sobre a importância da preservação dessas manifestações culturais. Essa viagem será inesquecível, infelizmente não em virtude dessas atividades diferenciadas às quais os adolescentes tiveram acesso. Treze pessoas, entre alunos, e profissionais de grande destaque na ducação de Borborema, não voltarão mais a seus lares e aos locais de convívio social onde cumpriam suas funções. Agora é necessário dar força aos estudantes e funcionários do colégio a fim de que consigam encerrar esse ano letivo, embora isso tenha que ocorrer com um certo atraso dvido ao período em que as ações serão realizadas, e prosseguir nos próximos e no resto da vida; assim, a dor passará, restando apenas as boas lembranças de quem se foi.

A princípio, o acidente teria sido causado pelo caminhão; mas uma testemunha afirmou o contrário à equipe de TV. As autoridades policiais precisam analisar mais o caso para que se chegue aos reais culpados. Independentemente de quem teria sido o motorista causador da colisão, esta se originou da imprudência do condutor, resultado da negligência das autoridades. As polícias rodoviárias, tanto federais como estaduais, bem como outros órgãos ligados à segurança no trânsito, devem intensificar seus trabalhos em vias que estiverem passando por manutenção, com o intuito de garantir que os responsáveis pelos trabalhos sinalizem os locais de forma adequada e os motoristas cumpram as regras de trânsito; os condutores que pouco conhecem os trechos em obras têm que ser informados com antecedência a respeito da situação das pistas e dos procedimentos que devem ser adotados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve