Rodovia passa a ter seus próprios serviços de socorro

No dia 22 do mês passado, foi decidido numa reunião entre a CCR MS Via, concessionária responsável pela BR-163 aqui no estado, e o coordenador do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), José Eduardo Cury, que este não prestará mais atendimentos a vítimas de acidentes na rodovia. Estes passaram a ser promovidos por equipes de socorro da orópria empresa, que possui 17 ambulâncias, sendo 5 destinadas a pacientes em situação grave. Na região de Campo Grande, a CCR será auxiliada pelo SAMU no encaminhamento de acidentados a unidades de saúde; no interior, porém, o trabalho será de total responsabilidade da companhia. Segundo Cury, a mudança será positiva, poiß as equipes e materiais de socorro privadas possuem estrutura melhor que a do SAMU e até equipamentos que este não tem. Além de ajuda médica, a concessionária disponibiliza atendimento em outros tipos de emergência, como serviços mecânicos e fraldário. Quem precisar desses serviços deve ligar para 0800 648 0163, número presente em placas e painéis ao longo da estrada.

Pelo jeito haverá mais segurança e comodidade aos motoristas que transitarem pela BR-163. Eles podem contar com serviços que não existem em nenhuma outra estrada do estado e até do país. E foi uma boa ideia implantá-los agora, pois um grande número de pessoas poderá usufruir deles em razão do aumento do tráfego no fim de ano. Além de possuir suas próprias ambulâncias e equipes médicas de prontidão em pontos fixos da rodovia e preparados para atender vítimas de acidentes, não sendo necessário chamar o SAMU, a CCR ainda se preocupa com outras situações adversas que podem pegar os condutores e passageiros de surpresa, como problemas mecânicos e transtornos causados por pessoas que não conseguem conter as necessidades fisiológicas, como crianças pequenas e portadores de enfermidades que impedem isso. E o SAMU poderá voltar-se mais para o atendimento às áreas urbanas próximas à via e nas outras estradas e cidades vizinhas.

Certamente o valor do pedágio cobrado na 163 não será nada baixo, mas os usuários da estrada vão ser recompensados com o bom atendimento prestado pela CCR se a mesma continuar fazendo um bom gerenciamento desse dinheiro recolhido para que ele seja muito bem aplicado na manutenção e ampliação desses serviços. As autoridades devem sempre monitorar o trabalho da concessionária, garantindo que ela esteja sempre atuando dessa forma, principalmente para compensar a ausência do SAMU, que também precisa receber mais atenção dos governantes a fim de tornar seu trabalho tão eficiente quanto o da empresa e garantir um atendimento de igual qualidade nas regiões não atendidas por ela. E tanto o Poder Público quanto o privado têm que exigir que as empresas de telefonia cuidem mais da qualidade do sinal ao longo da estrada para facilitar a comunicação entre a concessionária e os que precisarem contratá-la em caso de imprevistos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve