Prefeito e vice são cassados por propaganda eleitoral irregular

Uma decisão da juíza Vanessa Moura Pereira, da 69° Zona Eleitoral, cassou o mandato de prefeito e do vice de São Bento, na Paraíba, Gemilton Souza da Silva e John Lúcio da Silva, respectivamente, e novas eleições deverão ser realizados na cidade. Uma Ação Judicial de Investigação Eleitoral (AJIE) apontou uso indevido de meios de comunicação por parte de ambos; entre janeiro e junho de 2012, John Lúcio teria utilizado um programa seu na rádio São Bento FM para apresentar sua candidatura e a de Gemilton, chegando até a pedir votos. Mesmo assim, o advogado dos réus, Johnson Abrantes, declarou que eles vão continuar no poder até o processo ser julgado nas instâncias superiores.

Com certeza as autoridades da cidade e região também acompanham essa rádio, assim como os demais habitantes, e sabiam da existência dessas propagandas eleitorais fora de época, mas nada fizeram para punir Gemilton e John Lúcio e os cúmplices destes, os responsáveis pela emissora. E então, os dois aproveitaram-se deste meio de comunicação acompanhado por boa parte dos moradores e conseguiram convencer a maioria deles a elegê-los, acumulando muitos eleitores antes do período no qual são mais vantagem em relação aos demais candidatos. E só agora estão sendo tomadas providências contra os indivíduos devido à possível demora no andamento das investigações ou porque o caso pode ter sido denunciado à Justiça recentemente por algum opositor do governo que teria encontrado uma grande oportunidade para obter algum benefício.

As autoridades precisam fazer com que essa decisão judicial mude o cenário poltico de São Bento, difictultando as ações do advogado dos atuais prefeito e vice com o objetivo de afastá-los definitivamente e impedir a candidatura deles em outros cargos; penalizando os administradores da estação de rádio e monitorando as próximas eleições e o trabalho dos gestores escolhidos. Com essas medidas, os impactos causados por essa crise nos serviços públicos, na economia e na sociedade serão menores e o município se recuperará mais fácil e rapidamente, podendo alcançar níveis maiores de desenvolvimento socioeconômico, o que talvez não esteja acontecendo atualmente em virtude da provável incapacidade dos gestores municipais que podem não estar cumprindo com as propostas que teriam feito à população enquanto utilizavam a mídia para alcançar o primeiro lugar na campanha eleitoral de maneira ilícita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve