População tenta chamar atenção de autoridades para más condições de estradas

Ocorreram recentemente em Santa Catarina protestos por melhorias em estradas. Neste sábado, moradores da localidade do Sertão do Trombudo, na cidade de Itapema, bloquearam uma estrada de terra perto da BR-101 a fim de pedir a pavimentação para dar fim à poeira que toma conta das casas. Em Imaruí, o mau estado do asfalto das rodovias SC-436 (que liga o município a Pescaria Brava) e 437 (que dá acesso ao Vale do Braço do Norte) dificulta o transporte de matérias-primas e mercadorias e o deslocamento em situações de emergência; há cartazes com dizeres como "Chega de buracos, pontes quebradas e matos altos nas SCs" e "Imaruí e Pescaria Brava pedem socorro" e uma ponte na SC-437 que também se encontrava em condições precárias foi incendiada, iimpedindo a passagem de veículos e provocando a suspensão de linhas de ônibus e das aulas em uma escola. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Laguana, as obras serão iniciadas nesta semana.

É provável que a interdição da estrada nessa comunidade em Itapema tenha sido o primeiro protesto do gênero promovido pelos residentes na comunidade. Com certeza isso causou transtornos a motoristas que atravessavam a via para chegar à BR-101 ou retornar à cidade de forma mais rápida, mas pode fazer com que as autoridades incluam a área em programas de asfaltamento e, enquanto as obras não se iniciarem, ao menos enviem caminhões-pipa para umedecer a pista, tal como deve ser feito em outras localidades onde não há asfalto com o intuito de garantir melhores condições de saúde aos cidadãos e de higiene a suas casas e áreas de trabalho e convivência social. Se nada for resolvido, os moradores têm que continuar se empenhando na busca por esse objetivo, fechando outras estradas que dão acesso a Itapema e as ruas e avenidas próximas a órgãos públicos municipais.

Esperamos que as obras na SC-437 realmente estejam começando e sejam feitas com mão-de-obra capacitada, materiais da melhor qualidade possível e dentro do prazo que for estipulado e que a 436 também receba melhorias a fim de tornar adequadas as condições da rodovia e, com isso, facilitar o fluxo de carros particulares, veículos de emergência e caminhões que transportam matérias-primas e produtos ligados às atividades econômicas de Imaruí e Pescaria Brava, acabando com o desperdício de tempo e dinheiro (devido aos altos gastos com abastecimento e consertos nos veículos). Caso a situação das estradas ainda seja a mesma, o Poder Público e o povo das cidades devem se mobilizar para que as benfeitorias virem realidade. Mas de forma pacífica! Mesmo também estando em mau estado, a ponte da SC-467 tinha grande utilidade e sua destruição trouxe graves consequências. Quem conhece os responsáveis pelo incêndio deve fazer um favor à sociedade contatando a polícia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve