Operação policial gera insatisfação entre Igreja e romeiros

Encerra-se neste domingo, em Juazeiro do Norte, no Ceará, a Romaria de Finados, na qual fiéis de todo o Nordeste visitam a cidade, onde está sepultado o padre Cícero. Nos dias anteriores a Polícia Rodoviária Federal realizou a operação Romaria Segura em todos os estados da região. Diversos "paus-de-arara" (caminhões cobertos com lonas e destinados ao transporte de passageiros) foram apreendidos no Ceará e seus condutores, notificados e multados, por não haver nos veículos adaptações necessárias à segurança dos romeiros, como a presença de estruturas de proteção que impeçam a queda destes, de encostos nos bancos e lona resistente ao sol e à chuva. As ações da PRF foram duramente criticadas pela Igreja e pelos fiéis, que acham mais divertida a viagem nos caminhões; vários grupos de peregrinos tiveram que ser transferidos para ônibus, enquanto alguns não conseguiram chegar a Juazeiro.

Até hoje os paus-de-arara estão presentes no cotidiano dos nordestinos, não só nas viagens para Juazeiro, mas em outras circunstâncias relativas ao transporte de pessoas, como o envio de estudantes às escolas, sobretudo nas regiões rurais. Esses veículos improvisados são muito perigosos, motivo pelo qual só deveriam ser permitidos nessas ocasiões especiais em razão de serem importantes elementos constituintes da cultura nordestina.

Mas, para que as tradições sejam preservadas juntamente com a integridade dos passageiros e para que estes possam ter conforto durante as viagens, os governos nordestinos devem elaborar leis que ao mesmo tempo respeitem a legislação nacional e a identidade cultural da região, obrigando os proprietários de paus-de-arara a fazerem as adaptações necessárias em seus veículos e, durante essas épocas festivas, promover intensas fiscalizações a fim de garantir o cumprimento das normas. Assim, os viajantes poderão evitar que a cultura local morra com menos risco de isso acontecer com eles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve