Fonte de água não dá mais conta de atender demanda de comunidade

Moradores do distrito de Boa Ventura, em Itaperuna, no Rio de Janeiro, sofrem com falta de água há cinco anos e ultimamente passaram a ser atendidos por caminhões-pipa. A situação é resultado do expressivo crescimento da comunidade em virtude da implantação de um polo industrial do ramo de confecções e está se agravando com a estiagem que afeta a região e a fonte de onde vem a água, na Serra do Carvão. A Secretaria de Obras na cidade informa que estão ocorrendo trabalhos para expandir a rede de abastecimento na localidade, como a captação no Córrego da Chica e a ampliação do expediente na estação municipal de tratamento.

Devido ao polo industrial, muita gente da própria cidade de Itaperuna, de outros municípios e até dos estados vizinhos fixou residência em Boa Ventura para ter uma vida melhor com sua família. Mas a fonte não estava preparada para oferecer água a esse contingente maior de habitantes, possivelmente por não ter ocorrido um estudo a fim de decidir que medidas seriam tomadas para melhorar sua capacidade de abastecimento e amenizar os impactos ambientais resultantes do aumento populacional. Então, veio a estiagem, que agravou as deficiências no fornecimento de água.

As autoridades itaperunenses precisam fazer o que for necessário para essas obras darem certo ou os problemas podem até se agravar, expulsando quem certamente está sendo beneficiado com os empregos nas fábricas de roupas e até estas, o que será trágico para a economia local. Uma dessas ações seria a avaliação das condições do córrego para que fossem tomadas as devidas atitudes destinadas a fazer com que a captação de água seja eficiente e a minimizar possíveis danos ocasionados à natureza; se isso não tiver sido feito antes do início das atividades, o córrego também chegará ao seu limite mais cedo ou mais tarde.

Em regiões onde se instalarão atividades econômicas que podem gerar muitos empregos, os governantes precisam executar melhorias na infraestrutura (construção ou manutenção de escolas, unidades de saúde, vias públicas, redes de água, esgoto, energia, telefone etc) para abrigar as pessoas que pretenderem morar perto do emprego. Ótimos salários não compensam os transtornos que os trabalhadores podem vir a enfrentar devido a deficiências na qualidade de vida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve