Família sofre perda tripla e repentina

Na quinta-feira da semana passada, os irmãos Igor, de 4 anos, Vinicius, de 6, e Schaiani, de 14, morreram eletrocutados em Petrolândia, no interior de Santa Catarina. Os dois garotos brincavam no quintal da casa da família, em uma comunidade rural, quando o mais novo teria começado a receber descargas elétricas ao encostar em uma cerca de arame que havia ficado energizada depois que o fio da bomba do poço entrou em contato com ela; o outro tentou salvar o irmão e também começou a receber o choque, acontecendo o mesmo com a adolescente. Bombeiros de Ituporanga foram chamados para socorrer as vítimas, mas elas morreram na hora. A avó destas presenciou a tragédia. No dia seguinte os corpos foram velados em uma igreja e enterrados no cemitério da cidade.

Os três irmãos eram um pedaço dessa família que foi arrancado de forma violenta e inesperada, levando à tristeza os parentes (especialmente os pais e a avó), amigos e toda a cidade, que tem cerca de 6 mil habitantes. Em razão do tamanho da mesma, todos se conheciam e estão vendo de perto o sofrimento de quem tinha contato com essas vidas que se foram tão cedo, de forma inesperada e de uma vez só.

As duas crianças e a adolescente e o restante da comunidade provavelmente nem imaginavam que a cerca estivesse energizada. O fio elétrico pode ter encostado acidentalmente na estrutura e ninguém teria feito nada no sentido de resolver o problema ou sequer sinalizar a área e alertar os moradores; ou possivelmente alguém teria resolvido eletrificá-la de propósito para improvisar uma armadilha contra animais estranhos e criminosos. Se essa última hipótese for verídica, quem fez essa obra genial tem que pagar com sua liberdade por esse triplo homicídio; é provável que esse indivíduo tenha filhos, razão pela qual deveria ter refletido antes de fazer esses serviços em desacordo com as normas de segurança.

A promoção de reparos em equipamentos e sistemas elétricos por pessoas competentes, como eletricistas e funcionários das distribuidoras de energia, garante uma maior segurança e melhora os resultados dos serviços, refletindo na eficiência do funcionamento da estrutura a ser consertada. Por outro lado, "gatos" e demais improvisos são muito perigosos e, enquanto seus autores ou quem pede esse tipo de intervenção "economizam" no pagamento da luz, as companhias elétricas e, por consequência, toda a sociedade saem no prejuízo!

Além disso, a tragédia em Petrolândia poderia ter sido evitada se os dois irmãos pequenos estivessem sendo monitorados enquanto brincavam por alguém de mais idade, como os pais ou a irmã mais velha, que só apareceu no momento do acidente e acabou se tornando vítima também. Crianças muito pequenas precisam contar com a presença de alguém que lhes ajude a manter-se longe de situações e coisas nocivas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve