Evento sobre irrigação fornece conhecimentos a respeito do tema

O Sindicato Rural de Diurados e a empresa Dekalb realizaram onto Irriga MS, ciclo de palestras sobre as novas tecnologias na área de irrigação, em parceria com a FAMASUL (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), a APROSOJA/MS (Associação dos Produtores de Soja do estado) e o SENAR-RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul). Profissionais da área e produtores rurais participaram do evento. As características do solo favoráveis ao plantio e a presença de rios em locais estratégicas colaboram para a eficiência dessas tecnologias no estado.

A irrigação é um complemento às chuvas e, quando estas não ocorrem na quantidade e intensidade adequadas, fornece aos cultivos uma quantidade de água suficiente para que boa parte da safra possa ser aproveitada, dando menos prejuízos aos produtores rurais. Mas é preciso escolher um sistema de irrigação de acordo com as características físicas, climáticas e ambientais da área, implantá-lo e e operá-lo de uma forma que realmente gere benefícios e não prejudique as lavouras e a natureza. Eventos como esse possibilitam aos agricultores informações sobre novidades no mercado de peças, equipamentos e técnicas que possibilitem uma melhor distribuição da água para as plantações sem desperdiçá-la e cuja instalação e manejo provoquem o mínimo possível de efeitos colaterais como desmatamentos, erosão nos solos, alterações em cursos de rios e lagos, aumento do risco de fungos nas plantas cultivadas etc. Já que o Irriga MS contou com a participação de um órgão de outro estado, o SENAR-RS, é possível que este deve ter mostrado às instituições daqui do estado ações desse gênero que estejam sendo promovidas lá no Rio Grande do Sul e servem de modelo para o pessoal de nossa região, que também pode estar desenvolvendo projetos que podem chamar a atenção dos gaúchos. Essa troca de conhecimento fará com que o uso adequado da irrigação gere bons frutos a economia de ambos os estados.

Como já foi informado, um dos fatores propícios à eficácia do fornecimento artificial de água às lavouras aqui em ato Grosso do Sul é a localização dos rios, que colabora para um bom abastecimento. Entretanto, a obtenção de água desses cursos para uso agrícola tem que ser feita de forma sustentável, sendo, para isso, necessário que as organizações ambientais fiscalizem frequentemente as propriedades rurais, obriguem seus responsáveis a corrigir possíveis irregularidades e punir com altas multas e apreensão dos equipamentos, por exemplo, quem não tomar as devidas providências, com a finalidade de evitar que práticas incorretas afetem esse recurso natural, de muita importância à nossa rica biodiversidade, população (tanto urbana quanto rural) e economia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve