Árvores em mau estado são removidas

Em Lagarto, no interior de Sergipe, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEMDURB) está retirando árvores que apresentam risco de qeueda, algumas em virtude de fortes chuvas que atingiram a cidade. Já foram atendidas a praça Filomeno Hora (onde havia uma árvore que estava sendo sustentada por pedaços de madeira colocados por populares), as avenidas Raimunda Rodrigues Reis, no Conjunto Laudelino Freire, e Brasília, perto do Hospital Regional de Lagarto, e na rua São José, no bairro Cidade Nova.

Além das árvores que foram danificadas pela própria natureza que as criou, é provável que algumas estivessem doentes e tenham sido vitimadas pela negligência dos responsáveis pelos locaia onde elas estavam, que não teriam acionado profissionais que entendem do assunto ou o Poder Público, ou até do mesmo, que que não teria atendido às solicitações de vistorias, tratamentos e cortes por falta de organização em suas ações, de trabalhadores qualificados e bons equipamentos. Então, foi preciso que as grandes chuvas prejudicassem as árvores para que o governo municipal atendesse a essa questão; e, então, já era tarde e as árvores tiveram de ser derrubadas pelos riscos trazidos à segurança e ao patrimônio da população.

Agora as autoridades locais da área de meio ambiente devem providenciar o plantio de novas árvores no lugar das antigas para que as pessoas que moram, trabalham ou transitam pelos locais voltem a ter sombra, um ambiente mais fresco, fácil acesso a frutos e possibilidade de ver e ouvir pássaros. Porém, é necessário optar por espécies que se adequem ao clima, à biodiversidade regional e às paisagens urbanas e seguir as regras que garantem a correta instalação a fim de evitar problemas aos seres vivos naturais da região e aos moradores da cidade, como o rápido crescimento de raízes e galhos, causador de danos em calçadas e de riscos à rede elétrica, o que aumenta a frequência das podas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve