Reunião de APAEs aborda assuntos ligados aos direitos dos deficientes

Entre os dias 23 e 25, foi realizado o III Congresso das APAEs (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Rondônia no Hotel Minuano, no município de Ji-Paraná. Profissionais da educação especial e frequentadores de todas as APAEs rondonianas além de seus pais ou responsáveis, discutiram questões como a autonomia das pessoas com deficiências.

Esse encontro poderá gerar bons frutos para a comunidade apaeana. Nesses três dias, os portadores de necessidades especiais, seus familiares e os profissionais que prestam assistência a essas pessoas puderam, por exemplo, apontar possíveis problemas no atendimento promovido pelas instituições no estado, propor medidas para sensibilizar os órgãos e empresas públicas e privadas em relação a isso e, com certeza, apresentar projetos promovidos em algumas dessas entidades que estejam ajudando seus frequentadores no processo pedagógico, no ingresso ao mercado de trabalho e em outras coisas para incluí-los na sociedade.

Os portadores de necessidades especiais precisam aprender a ter o máximo de autonomia possível, uma vez que as pessoas sob a guarda das quais eles se encontram não estarão sob sua disposição pela vida toda. Para que eles tenham uma vida social e profissional semelhante à de um indivíduo sadio, o Poder Público e as empresas e organizações não-governamentais precisam fornecer ajuda às APAEs e outras instituições que fazem trabalhos semelhantes a fim de melhorar a estrutura; com isso, os empresários poderão até aumentar seu quadro de funcionários. Com esse intuito, as entidades têm que realizar mais eventos do gênero e abrí-los ao restante da sociedade. E os governantes também precisam aumentar as fiscalizações para assegurar o cumprimento das normas de acessibilidade em edificações, calçadas e no trânsito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve