PF faz faxina em Câmara

Nesta quarta-feira a Polícia Federal deflagrou a Operação Atenas, que desmantelou um esquema de corrupção na Câmara Municipal de Naviraí, aqui no estado. Dez pessoas foram presas, entre elas 5 ou 6 dos 13 vereadores; foram apreendidos um barco, uma moto, carros, armas, computadores, documentos e uma quantia em dinheiro em residências de parlamentares e empresários, estabelecimentos comerciais e na Casa de Leis. Após um ano de investigações, a PF constatou que os envolvidos cometiam atos como exigência de vantagens ilícitas para aprovar leis e expedir alvarás para estabelecimentos comerciais e recebimento de diárias pagas a servidores públicos por viagens que não aconteciam; em uma conversa telefônica interceptada pela PF, os legisladores assumem o esquema e até debocham da população, chegando a usar palavrões.

Que decepção os naviraienses tiveram ao colocar essa quadrilha no poder! E é provável que parte dos vereadores tenha conseguido se eleger com agrados que deram aos eleitores, dos quais boa parte aceitou, começando por aí a safadeza. E, então, depois de conquistar seu espaço, os parlamentares passaram a aprovar leis que não atendiam às necessidades da população, e sim de quem lhes oferecia benefícios particulares, a cobrar os comerciantes para que tivessem alvarás que permitiam o funcionamento de seus estabelecimentos sem precisar de vistorias para averiguar suas condições de higiene e segurança e a forjar viagens só para arrancar dinheiro dos cofres públicos e dar-lhe utilidade imprópria a fim de presentar a si e seus aliados e puxa-sacos. E, não bastando isso, para indignar ainda mais o povo, tiravam-lhe sarro, e de forma bastante grosseira!

Por tudo isso, esses bandidos engravatados nunca mais devem ter espaço na política, tanto na cidade quanto no resto do estado e do país, razão pela qual o Poder Judiciário deve ficar do lado da sociedade e impedir qualquer tentativa deles de sair da prisão e/ou voltar a ocupar qualquer função em organizações públicas; também se deve aplicar punições aos empresários e demais pessoas que deram apoio à roubalheira. Esperamos que todos os envolvidos estejam presos e que os vereadores que sobraram não tenham ligações com o esquema; se preciso, a PF precisa fazer mais uma averiguação para sanar essa dúvida. E agora as autoridades municipais têm que se reunir para analisar as legislações aprovadas ilegalmente para mudá-las, caso estejam afetando a comunidade naviraiense por terem sido postas em vigor sem a avaliação de seus impactos positivos e negativos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve