Mutirão colabora para ampliar cidadania de camponesas

Um mutirão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) promoveu, entre os dias 18 e 25 do mês passado, ações com o objetivo de dar a 600 trabalhadoras rurais de Pracuúba, no interior do Amapá, a oportunidade de fazerem documentos que não possuem. As atividades ocorreram na sede da cidade e em algumas comunidades. Segundo dados do MDa, os mutirões já atenderam desde 2004 quase 23 mil mulheres que amapaenses que moram e trabalham no campo.

Provavelmente essas e as outras trabalhadoras campesinas atendidas pelo MDA no estado não tinham documentos por causa de baixa escolaridade, devido à distância entre as comunidades rurais e os órgãos públicos que oferecem tal serviço e/ou possíveis discriminações que sofrem em suas localidades por serem consideradas inferiores, o que é uma injustiça, pois, em todas as ocupações, as mulheres, embora muitas vezes exerçam funções diferentes, têm a mesma importância que os homens. Isso era um empecilho para elas e seus familiares, sobretudo os filhos e parentes idosos, utilizarem serviços governamentais, como saúde e educação, e as lavradoras, de uma certa forma, ficavam impedidas de participar de certos projetos que visavam melhorar a qualidade de vida e a produtividade nas propriedades. Mas, agora, com os documentos em mãos, elas terão seus direitos garantidos.

Trabalhos como esse devem ser estendidos para o restante do Brasil. Os produtores rurais precisam de mais atenção em vários quesitos como saúde, educação, segurança, elaboração e atualização de documentos pessoais e de suas propriedades, acesso a mais saneamento básico, acesso a conhecimentos sobre manejo correto do solo, uso adequado de pesticidas e adubos... E por aí vai! São importantes essas benfeitorias para que se obtenha avanços em questões como qualidade de vida no campo, crescimento da produção agropecuária, sustentabilidade, entre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve