Em momento de crise, cidade se esforça para manter suas contas em ordem

Há vários dias foi realizada na Câmara Municipal de Passo do Sobrado, no Rio Grande do Sul, uma audiência pública para avaliação das metas fiscais do segundo quadrimestre deste ano. O secretário de finanças da cidade, Evandro Jacobsen, disse que a mesma mantem um total controle das contas públicas, situação que a mantem melhor que municípios vizinhos. Ainda de acordo com o secretário, o equilíbrio financeiro torna-se ainda mais necessário em virtude da redução dos repasses de recursos por parte dos governos estadual e federal. Desde o último dia 8, a Secretaria de Obras e Agricultura passou a funcionar em turno único e funcionários que ocupam cargos de confiança vêm sendo demitidos; entre os servidores que perderam seus empregos estão Dari de Borba, da Secretaria da Indústria e Comércio, Liziane Iochims, da Secretaria de Administração, Marlene Kroth Haas, do Coordenadoria do Departamento de Assistência Social, e Zoraia Pereira, da Coordenadoria de Cultura.

Mesmo com o aperto resultante da escassez de investimentos externos, os governantes de Passo do Sobrado estão sabendo regulamentar a aplicação dos valores arrecadados pelos cerca de 6 mil habitantes, efetuando, entre outras coisas, a retirada de trabalhadores que só exercem suas funções por terem algum vínculo com lideranças políticas e, por isso, não estão preparados para atuar nelas, e a redução do horário de funcionamento da Secretaria de Obras e Agricultura. Essa última ação, porém, é prejudicial aos passobradenses, uma vez que diminui o acesso destes ao órgão para fazer sugestões ou reclamações a respeito das obras e o tempo disponível para o planejamento e realização das mesmas, provocando atrasos ou pressa na conclusão dos trabalhos; em vez de se cortar o expediente, deveria-se extinguir a Secretaria de Administração, cuja finalidade é a mesma da de Finanças, o que resulta em gastos desnecessários. E esperamos que haja uma quantidade suficiente de pessoas capacitadas, que tenham sido aprovadas em concursos e similares, para atuar no lugar dos servidores despedidos.

Esta crise, que também afeta muitos outros municípios pelo país afora, pode ser resultado de alguma punição imposta à Prefeitura de Passo do Sobrado pelo Estado e a União devido a possíveis irregularidades em suas contas, ao uso de recursos públicos em campanhas eleitorais ou uma combinação dos fatores. Então, os gestores da cidade têm que regularizar a a situação para não ficar dependendo apenas de seus próprios recursos, o que pode gerar dificuldades apesar de a quantia já ser suficiente devido à reduzida população; mas, mesmo depois de tudo resolvido, eles devem dar continuidade a essas ações de controle do uso dos valores. E o emprego de quantias oriundas dos cofres estatais em campanhas eleitorais precisa ser abolido (permitindo apenas doações por parte de empresas, com regras para evitar benefícios exagerados a elas fornecidas pelos candidatos eleitos, e ajudas dos próprios eleitores) para prevenir essas perturbações no repasse de investimentos aos estados e cidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve