Com atraso, frota de metrõ será modernizada

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) anunciou há algumas semanas que o metrõ de Belo Horizonte, em Minas Gerais, receberá 10 novos trens de 4 vagões cada um que vão entrar em operação no próximo ano. O pr)imeiro deles, cujo funcionamento está previsto para começar em janeiro, já chegou e encontra-se no pátio de manutenção da Estação São Gabriel. A aquisição dos veículos se fez por meio de uma licitsção iniciada em outubro de 2012 e encerrada com a assinatura do contrato pela empresa vencedora, em dezembro daquele ano. Os investimentos totalizam 171,9 milhões de reais.

Passaram-se dois anos após a assinatura do contrato e, em virtude do tempo que é gasto nos processos de projeto e fabricação das composições (que com certeza não é tão rápido quanto parece, pois, apesar das tecnologias que surgem no setor industrial, não é possível automatizar totalmente a produção de veículos como carros, ônibus, caminhões e trens, ou seja, a presença do ser humano ainda se faz muito importante) aliada a uma possível falta de planejamento nas ações da CBTU, os belo-horizontinos ainda enfrentam problemas no trânsito, que com certeza estão se agravando. E, ainda, o anúncio foi feito em época eleitoral.

No entanto, essa iniciativa vai trazer vantagens aos cidadãos. No ano que vem, a frota de trens vai sofrer um enorme aumento, talvez acompanhado da substituição dos maquinários mais ultrapassados, diminuindo a necessidade do uso do automóvel e os transtornos decorrentes da mesma. Mas, para garantir esses benefícios, os órgãos municipais também devem tomar outras medidas, como investimentos em projetos para reduzir a circulação de caminhões na zona urbana, renovação da frota de ônibus e adequações nas vias para que os pedestres e ciclistas possam andar a pé ou de bicicleta com mais praticidade e segurança e utilizem mais o transporte coletivo para percorrer longas distâncias, evitando a superlotação

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