Beneficiários ansiosos para ganhar a casa própria

Neste sábado, o Ministro das Cidades, Gilberto Occhi, participou da entrega de 490 casas do programa federal Minha Casa, Minha Vida nos conjuntos residenciais Harrison de Figueiredo II e III, em Dourados, aqui no estado. As habitações já estavam prontas a meses. Occhi negou que interesses eleitoreiros estivessem por trás da entrega. A cerimõnia começou com uma hora de atraso. Centenas de pessoas, das quais muitas até trouxeram seus pertences em caminhões, esperaram pelas chaves de seus imóveis embaixo de uma tenda e de outros lugares onde havia sombra. Mas somente cem famílias foram contempladas na ocasião, entre elas as que trouxeram a mudança consigo; as demais terão de procurar o departamento de habitação.

Esses acontecimentos, que com certeza se repetem durante eventos do mesmo gênero no resto do país,mostram o quanto são importantes esses projetos que facilitam o acesso dos mais necessitados a moradias dignas e isentas de cobrança de aluguel. Sem dúvida, a maioria dos douradenses que estiveram presentes na cerimônia de entrega das residências não consegue oferecer melhores condições de vida a si e seus familiares por ter de pagar todo mês para o proprietário do imóvel onde resideou vive em um local onde não se precisa disso para morar, mas se situa em alguma região urbana decadente devido á falta de saúde, saneamento básico; educação e segurança, por exemplo, funcionando em condições adequadas. Muita gente resolveu levar sua mudança, talvez justamente para ter mais prioridade na entrega das chaves, o que felizmente acabou ocorrendo e fez com que todo esse sacrifício valesse a pena. Agora, é necessário que o departamento de habitação esteja preparado para atender de forma eficiente os outros beneficiários.

Deve-se fazer um bom planejamento da construção e da entrega dessas unidades habitacionais para que as obras sejam projetadas e executadas por profissionais bem qualificados e com materiais de qualidade e que as entregas sejam feitas de maneira ágil e que evite a ocupação das moradias por gente que não necessite delas. Também é preciso implantar escolas, unidades de saúde, rede de água encanada, energia, policiamento, dentre outros serviços essenciais, nas localidades onde as casas serão construídas ou melhorá-los, caso já existam. Não basta apenas contemplar os beneficiários com as residencias; também é importante que a área onde vão ser implantadas tenha estrutura suficiente para que os futuros moradores possam desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

Já que Occhi nega qualquer intenção eleitoreira existente na entrega dos conjuntos residenciais, os moradores não são obrigados a votar em Dilma se não quiserem e, caso esteja sendo feita alguma pressão para isso, não devem se deixar influenciar, uma vez que o voto é livre e secreto. Se Aécio ganhar, ele terá que dar continuidade a esses programas destinados a atender pessoas de baixa renda e até melhorá-los.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve