Adolescentes podem ter adquirido AIDS após serem violentados por hemem

No último dia 19 o servidor público Jeferson Porto da Silva, de 33 anos, foi preso por abusar sexualmente de adolescentes do sexo masculino em Dourados, aqui no estado. Usando no Facebook e no WhatsApp um perfil falso com o nome de Jessika Alessandra, o homem atraía os garotos para sua residência no bairro Água Boa e, quando percebiam que foram enganados, ele lhes oferecia R$ 30 para convencê-los a ter relações sexuais. Estas ocorriam sem uso de preservativos e o homem apresentava às vítimas um atestado falso de que não tinha doenças sexualmente transmissíveis quando, na verdade, é portador da AIDS. Nesta sexta-feira, Jeferson foi transferido para o presídio Harry Amorim Costa.

A vida destes jovens nunca mais será a mesma, apesar de agora existir uma legislação que proíba atos discriminatórios contra os soropositivos. De agora em diante, todos vão ter dificuldades no convívio social e depender de manitoramento médico para evitar transtornos emocionais graves e a transmissão do HIV a outras pessoas (se é que isso ainda não ocorreu, uma vez que as vítimas não sabiam que estavam infectadas e podem não ter tomado os devidos cuidados ao terem outros relacionamentos). Além disso, o servidor público precisará receber cuidados especiais para não ser molestado ou agredido pelos outros presos devido ao risco de transmitir a enfermidade a estes e ao fato de os maus-tratos, ao contrário do que normalmente se pensa, piorarem o caráter dos estupradores em vez de lhes servir de lição.

Os jovens entraram nessa situação embaraçosa devido à falta de cautela deles próprios e à omissão por parte das escolas e/ou de seus familiares. A adolescência é um período complicada tanto para quem está passando por essa fase quanto para seus pais ou responsáveis por ser uma época na qual há o desejo de viver novas experiências, principalmente no que diz respeito à sexualidade. A escola e a família devem fornecer orientações aos menores de uma maneira que os conscientize a agir da maneira correta e evitar problemas como gravidez precoce e as DSTs. E é preciso mais cuidado ainda com esses relacionamentos virtuais; ao se marcar um encontro com alguém, é necessário fazê-lo em um local com grande movimentação de pessoas e, se possível, acompanhado de algum parente ou amigo que possa ajudar caso aconteça algo inesperado. Tudo isso que aconteceu com os garotos de Dourados resultou de falhas no cumprimento de algumas dessas medidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve