Ruralistas e usina sucroalcooleira estão passando por apuros

Produtores rurais de Dourados e Laguna Carapã, aqui no estado, que arrendam suas terras para a Usina São Fernando Açúcar e Álcool, sediada na primeira cidade, estão há meses sem receber os pagamentos da mesma. A companhia, que enfrenta dívidas e está em processo de recuperação judicial, pertencia à família Bumlai e passou a ser administrada por um grupo de Dubai, nos Emirados Árabes. Em reunião realizada no Sindicato Rural de Laguna Carapã, a diretoria da usina se comprometeu a solucionar a questão gradativamente, até o próximo ano.

A falta de pontualidade nos pagamentos com certeza está afetando os dois lados envolvidos. Os arrendatários estão passando por dificuldades para sustentar a si e seus familiares e investir mais no cultivo da cana para melhorar sua produtividade; é nessa parte que a usina também sai prejudicada, trazendo reflexos nada bons à economia da região sul deste estado, uma vez que ela é uma das principais empresas sucroalcooleiras daqui e este setor da economia já anda mal das pernas em todo o país.

Por essas razões a usina também tem que se reunir com os produtores douradenses para chegar a um acordo, além de honrar os compromissos firmados com ambas as cidades e tentar reverter ou pelo menos amenizar a crise, promovendo uma melhor administração dos negócios por meio de um melhor planejamento da mesma (de modo a conter possíveis gastos desnecessários, por exemplo), demissão de administradores que possam estar contribuindo para o agravamento desse momento adverso e emprego de outros mais preparados. Do contrário, a Justiça e outros órgãos vão precisar interferir, oferecendo ajuda ou punição à usina e ao grupo árabe e ajudando os arrendatários a lidar com essa situação precária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve