Hospital torna-se responsabilidade de prefeitura

Há vários dias o Hospital da Vida passou a ser administrado pela Prefeitura de Dourados, aqui no estado. Os graves problemas no atendimento levaram o Poder Público municipal a tomar essa decisão. Segundo Sebastião Nogueira, secretário de saúde da cidade, estão sendo adquiridos novos equipamentos para o Centro Cirúrgico e alguns espaços ociosos do hospital estão passando por reformas para serem transformados em leitos de UTI. E a instalação de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas, prevista para os próximos dias, pode reduzir a demanda do HV, pois os pacientes só vão ser encaminhados para este se for necessário e, em certos casos, serão enviados ao Hospital Universitário ou para o da SIAS (Sociedade Integrada de Assistência Social), este com sede em Fátima do Sul, um município vizinho.

O Hospital da Vida não faz jus ao nome. Suas condições, resultantes da falta de habilidade dos antigos administadores em aplicar adequadamente os recursos repassados à instituição para mantê-la funcionando bem, ultrapassam os limites do edifício, afetando o sistema de saúde de Dourados e do restante da região; as deficiências estruturais são tão graves que o estabelecimento chega até a pegar macas de ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e de prefeituras de municípios vizinhos. Mas, agora, essas mudanças vão ajudar a reverter a situação.

Esperamos que a Prefeitura douradense realize uma administração muitíssimo melhor que a anterior e a esteja fazendo preocupada em melhorar os serviços fornecidos pelo Hospital da Vida, e não com possíveis vantagens relacionadas a interesses particulares. E a nova UPA, o HU e a SIAS deverão contar com bons equipamentos, profissionais e espaço físico para atender a demanda de pacientes, que vai crescer; isso garantirá que o HV não vai mais atender acima da capacidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve