Estudantes poderão contar com ensino e transporte escolar de melhor qualidade

No início do mês passado, a Prefeitura de Bujari, no Acre, conseguiu, junto ao Ministério da Educação e com ajuda do governo estadual, mais de R$ 6 milhões para a construção de escolas, reformas nas já existentes e aquisição de ônibus para transporte de estudantes. Uma das ações a serem executadas será a construção de uma escola para diminuir o excesso de alunos no colégio Governador Edmundo Pinto de Almeida Neto, o principal da cidade, que é utilizado por cerca de 700.

Salas de aula superlotadas não oferecem condições adequadas para as atividades a que se destinam. Nelas podem ocorrer problemas como redução da quantidade de materiais de uso coletivo (como carteiras e livros) disponíveis, aumento do barulho e do desconforto causado pelo calor. É provável que algumas dessas situações desagradáveis e nocivas ao desempenho e até à saúde (tanto física quanto mental) dos alunos e 'funcionários estejam ocorrendo nessa escola de Bujari. Para atenuá-las, os governantes municipais terão de fazer um bom planejamento para que os recursos destinados à nova instituição sejam bem aproveitados, na obra em si, na compra de equipamentos de qualidade e no fornecimento de emprego a pessoas bem habilitadas para etender adequadamente os alunos e administrá-la de forma correta.

Se preciso for, também deverão ser feitas melhorias na situação das estradas da cidade. Isso vai facilitar o transporte dos alunos de suas casas (na zona rural, principalmente) até as escolas e vice-versa, além de evitar a deterioração prematura dos novos veículos, que impedirá melhoras na qualidade do serviço e implicará em desperdício de dinheiro público, se ocorrer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve