Desobediência gera tragédia

Nesta sexta-feira, um acidente entre um trem e um caminhão matou duas pessoas e feriu outras em Bacau, na Romênia, país localizado na Europa. Ignorando os sinais sonoros que avisavam que a locomotiva se aproximava, o motorista do caminhão atravessou a linha férrea e foi atingido pela composição, da qual um vagão descarrilou. O caminhoneiro morreu na hora; o maquinista chegou a ser levado de helicóptero a um hospital, mas também faleceu horas depois; alguns passageiros do trem se feriram. A ocorrência de acidentes na linha ferroviária de Bacau é muito comum.

Então, essa não e a primeira tragédia ocorrida nesse local; muitas outras já aconteceram, causando perdas humanas. Certamente, a maioria desses desastres se deram em razão da imprudência de motoristas e pedestres que insistem em passar pelas ferrovias por não se preocuparem com suas vidas ou em virtude de alguma pressão por parte de seus empregadores para cumprir suas tarefas o mais rápido possível; na maioria dos casos, os maquinistas não têm culpa, pois, quando alguém que não deveria atravessar a linha férrea faz isso, eles até se esforçam para evitar um acidente acionando o freio, mas devido ao peso do trem, este só para há vários metros de distância. Os governantes locais e nacionais também podem ter responsabilidade por essa situa situação por não terem investido em ações para controlar o tráfego na área.

Se necessário, as autoridades da cidade e do país têm que fixar regras para disciplinar o trabalho de motoristas que cumprem longas jornadas por horas e dias,dando-lhes direito a assistência psicológica em caso de distúrbios emocionais em razão do ofício e períodos consideráveis de descanso e punindo os contratantes que lhes negarem esses direitos. O Poder Público regional ainda deve tomar providências para que apenas trens circulem pelas estradas de ferro, dentre elas a construção de passarelas para desviar o trânsito de pedestres e outros veículos e contratação de policiais, guardas ou outros profissionais para controlar o tráfego nessas áreas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve