Cidadãos são ensinados a lidar com invasores já conhecidos

Devido às constantes aparições de onças-pintadas na área urbana de Corumbá, município daqui do estado localizado no Pantanal, foram feitas campanhas educativas para orientar os moradores sobre como devem agir ao se deparar com um desses felinos. Os trabalhos se iniciaram no ultimo dia 28. Algumas das recomendações feitas são: não se aproximar das onças para fazer fotos ou filmagens, não jogar pedras nos animais, gritar com os mesmos ou muito menos matá-los etc.

As onças invadem a zona urbana em decorrência de fatores climáticos (períodos de inundações e de estiagem) e de impactos ambientais resultantes das atividades humanas, como expansão desordenada da cidade (na qual há áreas residenciais em morros e outros locais que antes faziam parte da paisagem pantaneira), desmatamentos, queimadas e possíveis matanças de animais da espécie em regiões rurais. Além das orientações repassadas aos corumbaenses, as autoridades têm que invnestir em projetos habitacionais que beneficiem as pessoas que precisam de moradias, evitando a ocupação de áreas naturais que precisam ser preservadas e retirando destas quem as está habitando; também é preciso promover ações para coibir crimes e infrações ambientais e punir, com pesadas multas e até prisão, quem cometê-los, independentemente do nível socioeconômico.

Essas providências reduziriam a incidência dos problemas provenientes do trabalho humano que levam as onças a se deslocarem para o interior do município, restando somente os fatores naturais, que não podem ser controlados. Assim, a quantidade de felinos no território urbano seria menor, fazendo com que tanto estes quanto os cidadãos corressem menos riscos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve