Trambolhos geram problemas em ruas

Moradores das ruas Antônio João Ribeiro e Pedro Rodrigues, aqui em Itaporã, se queixam dos transtornos causados pelo trafego excessivo de carros de passeio e, principalmente, caminhões, como o excesso de barulho e o enorme risco de acidentes; a movimentação começa no início da manhã e se estende até o fim da noite. Em uma reunião promovida na terça-feira da semana passada entre os moradores, o prefeito Wallas Milfont e os vereadores, foi apresentada a proposta de transformação das vias em mão única para desviar parte do tráfego; a rua Duque de Caxias, por onde passarão vários caminhões que atualmente trafegam pelas mesmas, terá reforço na sinalização.

Agora, é preciso estudar essa proposta antes de colocá-la em prática, avaliando osf benefícios e prejuízos de diversos tipos que poderá causar. Mas, seja qual for a decisão tomada, esperamos que os recursos públicos sejam adequadamente empregados na resolução do problema. As pessoas que moram e trabalham na região têm direito a sossego e segurança. Já no começo do dia estas são despertadas pelo barulho dos caminhões, que dura até a noite, impedindo-as de fazer as atividades do dia-a-dia, como assistir TV, estudar e trabalhar; além disso, quem passa pela área (seja a pé ou em algum veículo) corre risco de sofrer acidentes em meio aos gigantes e o tráfego pesado detona o asfalto, obrigando o governo municipal a gastar com isso dinheiro que poderia ser usado em coisas mais importantes, como investimentos em saúde, educação, projetos sociais para os jovens etc.

Deve-se realizar ações para evitar que tais problemas apenas "mudem de lugar", repetindo-se nas ruas para onde os caminhões passarem a ser obrigados a circular. As mesmas melhorias na sinalização previstas para serem feitas na Duque de Caxias precisam ser executadas nos outros locais. Para evitar danos no asfalto, as polícias rodoviárias Federal e Estadual têm que fazer fiscalizações nas rodovias dos arredores da cidade para coibir o trânsito de veículos com excesso de carga e, consequentement, de peso, devendo essas ações também serem promovidas em outras regiões do estado e do país com o objetivo de aumentar a durabilidade da pavimentação das estradas e das áreas urbanas próximas a elas.

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