Trajeto mais curto

Será construída provavelmente em outubro uma ponte sobre o Rio Paraguai que ligará a cidade de Porto Murtinho, aqui no estado, ao país vizinho. A obra, que foi incluída no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 3 e faz parte da chamada "Rota Bioceânica Atlântico-Pacífico", vai reduzir pela metade o tempo que os produtos sul-matogrossenses demoram para chegar aos países para onde são exportados. Atualmente as mercadorias são levadas até o porto de Paranaguá, no Paraná; após a conclusão da ponte, elas, depois de passarem pela estrutura, também atravessarão o território boliviano até chegarem ao porto de Iquique, no Chile.

A construção dessa ponte implicará em impactos positivos na economia do estado. A redução do tempo necessário para levar os produtos até os mercados consumidores ajudará na redução das despesas relacionadas ao transporte e, consequentemente, do preço das mercadorias; também haverão melhoras na qualidade destas. Tudo isso fará com que elas sejam bem valorizadas lá fora, podendo ocorrer até aumento na demanda e, como consequência, nas exportações.

No entanto, para esses benefícios se tornarem realidade, os governos Federal e Estadual, bem como os órgãos públicos dos demais países, precisam fazer cada um a sua parte para haver melhorias no escoamento da produção. Os recursos destinados à construção da ponte têm que ser muito bem utilizados com a aquisição e uso de materiais de boa qualidade e contratação de trabalhadores bem qualificados; e as autoridades do Paraguai, Bolívia e Chile deverão investir em adequações na estrutura das estradas por onde poderão passar os produtos e do porto de acordo com as necessidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve