Quem nada produz deve cair fora!

O governo de Svalbard, arquipélago (conjunto de ilhas) com cerca de 2 mil habitantes ao norte da Noruega, proíbe o desemprego. Pessoas que não exercem nenhuma atividade remunerada são obrigadas a deixar a região. Nem os aposentados escapam, a menos que consigam provar sua capacidade de se sustentar. Essa norma tem como objetivo prevenir crimes.

O enfrentamentqo à crminalidade se faz mediante ações inteligentes, como a elaboração de leis rígidas para punir criminosos e investimentos em melhorias na segurança pública e na educação, coisas que com certeza são muito bem feitas pelo governo da Noruega. Portanto, esse país de primeiro mundo que tem o mais alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) não precisa tomar medidas opressoras e preconceituosas como essa. Sem dúvida, não é fácil procurar emprego em Svalbard devido ao seu baixíssimo índice populacional, e ninguém está livre de, por algum motivo, não poder trabalhar um dia. Além disso, nem todo desempregado vira bandido e nem todo crime resulta da ausência de ocupação; há muitos criminosos que trabalham e, nas horas livres, praticam seus atos ilícitos. E, para terminar, essa exigência fere o direito que o ser humano tem de ir e vir e de morar onde quiser, junto a seus parentes e amigos.

O governo nacional norueguês e as autoridades internacionais têm que tomar medidas para fazer com que Svalbard anule essa norma. Se tudo continuar como está, essa nação que serve de exemplo para o mundo terá sua reputação arruinada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve