Por mais segurança na fronteira

Foi realizada na manhã desta sexta-feira na sede da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, aqui no estado, uma reunião entre o presidente desta, Eduardo Gaúna, e presidentes e representantes de várias entidades para discutir sobre segurança pública. No final, foi decidido que nesta quarta-feira ocorrerá mais uma reunião na qual serão apresentadas propostas a serem encaminhadas à administração municipal a fim de resolver os problemas da área. E mais uma será realizada no próximo dia 15 em Campo Grande juntamente com o secretário estadual de justiça e segurança pública Wantuir Brasil Jacini.

Devido à proximidade de Ponta Porã com a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, há um grande fluxo de pessoas e bens entre as duas localidades. Entre essas pessoas há criminosos, que transportam, vendem ou utilizam produtos ilícitos, como armas, drogas e mercadorias falsificadas ou contrabandeadas. Isso contribui para os altos índices de criminalidade nesta área fronteiriça. E, além de vitimar a população, a violência também tem como alvos estabelecimentos comerciais e empresas das duas cidades e e seus clientes, o que afeta o desenvolvimento econômico de ambas. Esses prejuízos que a criminalidade causa à economia local com certeza motivaram a realização do evento por parte da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã.

Sozinho, o Poder Público brasileiro não obterá avanços importantes na luta contra a atuação do crime organizado nas áreas de fronteira. Os governos dos países vizinhos também têm que colaborar elaborando legislações mais rígidas e oferecendo melhores equipamentos e treinamento para os profissionais da segurança pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve