Cuidado para não perder o prazo!

Segundo a ENERSUL (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul), cerca de 110 mil famílias beneficiadas pelo programa federal Tarifa Social (que beneficia pessoas de baixa renda com descontos na conta de energia elétrica) poderão perder o benefício se não fizerem recadastramento até outubro. Na semana passada a concessionária e o CONCEN/MS (Conselho dos Usuários de Energia de Mato Grosso do Sul) se reuniram para discutir ações que deverão ser feitas com o intuito de avisar os beneficiários sobre isso.

Esse programa é a salvação de muitas famílias de baixa renda, pois evita que estas tenham de pagar contas de luz cujos valores não condizem com suas condições financeiras com as poucas quantias destinadas à compra de artigos essenciais, como alimentos, remédios, roupas e produtos de higiene e limpeza. O mesmo deveria ser feito com outros impostos, cobranças e taxas.

Como em qualquer outro programa de auxílio social, os beneficiários têm o dever de fazer recadastramentos. Estes permitem atualizar informações sobre os usuários, sendo possível saber, por exemplo, quantos podem deixar de receber o benefício devido a possíveis melhorias que podem ocorrer na qualidade de vida após serem contratados para um bom emprego; isso dá mais espaço a quem realmente precisa. Para evitar que pelo menos uma grande parte das famílias perca o direito à Tarifa Social, as autoridades precisam divulgar mais esse assunto nos meios de comunicação em geral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve