Bens públicos utilizados para o mal

Em maio do ano passado, artigos na enciclopédia virtual Wikipédia sobre os jornalistas Miriam Leitão e Carlos Sardemberg foram alterados com a publicação de ofensas contra estes; Miriam, por exemplo, foi acusada de ter defendido o banqueiro Daniel Dantas, que foi condenado por corrupção e outros crimes contra o patrimônio público, e de fazer análises econômicas "desastrosas". Descobriu-se, por meio do endereço IP dos computadores de onde partiram as modificações, que estes eram do Palácio do Planalto, em Brasília. O escândalo veio à tona há alguns dias, com a publicação de uma reportagem no jornal O Globo. A presidente Dilma Rousseff pediu a abertura de uma sindicância para investigar o caso.

Há muito tempo eu li o artigo sobre Miriam Leitão, no qual realmente estava escrito que ela teria feito análises "desastrosas". Quanto à acusação de apoio a Daniel Dantas, não me lembro de ter lido nada. Essa última é a mais grave e pode ter, de alguma forma, denegrido a imagem de Miriam, já que a Wikipédia é bastante acessada no Brasil e no mundo. O mesmo pode ser dito sobre as críticas feitas a Carlos Sardemberg.

Os ataques contra os jornalistas com certeza partiram de fncionários do Governo Federal insatisfeitos com as críticas que os profissionais costumam fazer às ações do mesmo; mas estas são muito importantes, pois podem ajudar o Poder Público a refletir sobre suas ações para tentar fazer um trabalho cada vez melhor. Os autores das críticas, se for possível identificá-los - já que o endereço IP identifica apenas os computadores, e certamente não contém informações sobre as pessoas que os utilizam - têm que ser demitidos e até presos por terem praticado atos ilícitos com o uso de equipamentos comprados e mantidos com dinheiro proveniente dos impostos que pagamos e em virtude dos possíveis danos morais causados às vítimas, que têm enorme destaque no jornalismo brasileiro. E, em todos os órgãos governamentais, são necessárias medidas para monitorar as atividades dos funcionários diante dos computadores e evitar esses e outros desvios de conduta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve