Ucrânia obtem importantes vitórias na luta contra os separatistas

Entre este sábado e este domingo o exército da Ucrânia retomou o controle sobre as cidades de Slaviansk (importante reduto dos separatistas pró-Rússia, que querem a anexação do leste ucraniano ao território do país vizinho), Kramatorsk, Artemivsk, Drujkivka e a localidade de Kostyantynivka, expulsando os rebeldes. Muitos teriam fugido para a cidade de Donetsk, para onde o exército está indo. Segundo o governo ucraniano, esses eventos facilitarão a reconquista de outras cidades ocupadas pelos separatistas. Recentemente, ambos os lados teriam feito um acordo de cessar-fogo, que foi desrespeitado pelos insurgentes, provavelmente com a ajuda da Rússia.

O responsável por tudo isso é o governo russo, que, aproveitando-se do momento de instabilidade política vivido pela Ucrânia, anexou ilegalmente ao seu território (por meio de referendos que violavam a Constituição e a soberania ucranianas) algumas regiões do leste do país vizinho, como a Crimeia, Donetsk e Luhansk, estimulando a ação dos separatistas. Mas, agora, parece que a festa está acabando pra eles! O exército ucraniano está avançando e o cerco, se fechando cada vez mais!

Esperamos que tudo continue assim, até que os separatistas sejam derrotados. Com isso, a paz voltará a reinar no leste da Ucrânia, melhorando as condições sociais, políticas e econômicas da região, que estão sendo afetadas pelos conflitos. Após o cumprimento dessa tarefa, o governo do país precisa tomar medidas políticas e econômicas que beneficiem toda a população (tanto os simpatizantes da Rússia quanto os da União Europeia), contribuindo assim para reduzir os riscos de ocorrência de novas hostilidades. E a comunidade internacional tem que aplicar punições (principalmente na área econômica) contra os governantes russos em razão das trapaças que fizeram para defender seus interesses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve