Livres da escuridão

Após um protesto realizado no último sábado por moradores do Conjunto Avelino Vieira, em Londrina, no Paraná, com o objetivo de pedir melhoras nos serviços de iluminação pública e pavimentação, a COPEL (Companhia Paranaense de Energia) trocou 25 lâmpadas na avenida Hugo Seben, principal via de acesso ao bairro. Nem todas as luminárias estavam queimadas; muitas haviam sido danificadas por vândalos. Apesar de estarem satisfeitos, os moradores dizem que deveriam ser instaladas luzes mais fortes.

Com o protesto, a comunidade conseguiu chamar a atenção das autoridades para os problemas que enfrenta, contribuindo para a solução parcial destes. A iluminação trará mais segurança a quem mora na avenida ou passa por ela durante a noite, já que ajudará a reduzir a ação de bandidos e os riscos de acidentes. Porém, a COPEL precisa melhorar o serviço e o Poder Público municipal devem realizar melhorias no asfalto.

Em vários lugares onde há deficiências no funcionamento do serviço de iluminação pública, os problemas resultam principalmente da ação de vândalos. Eles com certeza sabem da importância do serviço (todo mundo sabe!), mas insistem em destruir as lâmpadas simplesmente por diversão e/ou, em muitos casos, sob influências de más companhias, álcool e/ou drogas ilícitas. Essas atitudes irresponsáveis acabam causando transtornos à população e desperdício de dinheiro público, que poderia ser investido em melhorias em outros serviços. A polícia e as Guardas Municipais precisam realizar rondas para evitar os atos de vandalismo nas áreas urbanas e, caso estes ocorram, é muito importante que os moradores da região denunciem os autores (se possível, pois muitos deles agem durante a noite ou a madrugada).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve