Funcionários públicos ocupam cargos diferentes de sua área de atuação

O Ministério Público daqui do estado recomendou que a Prefeitura de Glória de Dourados demita quatro funcionários públicos que ocupam cargos inadequados. Alysson Izael Lima foi nomeado chefe de Divisão de Manutenção de Rede, mas, na verdade atua como leiturista (profissional que vai às residências, estabelecimentos comerciais, escritórios e outros lugares para medir o consumo de serviços como água e energia) e motorista do caarro do Conselho Tutelar; Adriana Nogueira de Souza, nomeada chefe do Departamento de Esgoto, exerce a função de leiturista; Cibele Dutra da Silva, que deveria ocupar o cargo de assessora de assuntos gerais, trabalha como auxiliar de serviços gerais no Departamento de Tributação; e Sandro de Souza Silva, que deveria chefiar o Departamento de Finanças, mas atua como fiscal de obras e postura. Também foram determinadas a realização de concursos públicos para os cargos de motorista do Conselho Tutelar, fiscal de obras e postura, auxiliar de serviços gerais e leiturista, bem como a extinção dos ofícios de chefe do Departamento de Esgoto, chefe de Divisão de Manutenção de Rede, assessora de Assuntos Gerais e chefe do Departamento de Finanças, considerados desnecessários.

Os quatro funcionários públicos exercem atividades diferentes das áreas para as quais haviam sido promovidos e com certeza tinham qualificação. Essa atitude, provavelmente motvada por algum privilégio dado aos servidores (salários mais altos, por exemplo), com certeza prejudica o funcionamento dos serviços executados por eles, levando transtornos e até riscos à população. E, e forem realmente desnecessários, os cargos cuja extinção foi pedida possuem pouca ou nenhuma importância e só estão servindo para gastar à toa o dinheiro arrecadado pelos moradores com seu trabalho. Mas o trabalho do Ministério Público, instituição seríssima que faz sua parte por uma política mais honesta, ajudará a reverter essa situação. Esperamos que a Prefeitura cumpra com essas exigências e que os responsáveis por tudo isso (incluindo o prefeito e os próprios servidores) sejam punidos.

O Poder Público em geral tem que contratar funcionários bem capacitados para suas devidas funções e evitar a criação de grandes quantidades de órgãos e cargos públicos, que poderão não ter serventia. Em vez de pensar nos lucros que terão para si, os governantes e pessoas que trabalham para eles devem se preocupar em melhorar a qualidade dos serviços prestados aos brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve