Descaso de empresa com obras públicas

Aqui no estado, três obras sob responsabilidade da empresa Jorcal Engenharia e Construções S/A apresentam irregularidades. As obras de recuperação da rodovia MS-386 ("Guaíra Porã") e da avenida Pedro Manvailler, em Amambai, estão paralisadas; a estrada está cheia de buracos. Já os serviços de asfaltamento da MS-165 ("Sul-Fronteira"), que estão em andamento, foram subempreitadas; isso significa que, em vez de executar os trabalhos, a Jorcal havia contratado outra empresa.

Como se pode ver, a Jorcal não tem competência para atuar em obras públicas. A sorte é que ela colocou outra firma para executar os serviços em uma das rodovias, enquanto as outras duas obras estão abandonadas. Porém, mesmo não cumprindo seu dever, a companhia provavelmente continua recebendo recursos públicos, que são arrecadados por nós sul-matogrossenses a partir dos impostos que pagamos e, em vez de serem usados adequadamente, estão indo pelo ralo. A empresa precisa receber punições e o poder público também, caso seja constatado que este já sabia da iàncompetência da mesma e teria insistido em contratá-la.

É necessário que os governantes criem normas rígidas para a contratação de empresas para obras públicas, realizem fiscalizações para assegurar o cumprimento das regras e apliquem punições bem severas a quem descumprí-las. Tudo isso ajudaria a evitar o desperdício de dinheiro público, bem como os transtornos e riscos resultantes desses trabalhos malfeitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve