Aterro sanitário passa por manutenção

Com a ajuda de duas empresas, a prefeitura de Itabira, em Minas Gerais, está realizando, no aterro sanitário da cidade, obras para melhorar a estrutura do mesmo. A VEN Construtora e Terraplanagem está executando serviços como a construção de uma nova célula (enorme cratera feita no solo para acondicionar os resíduos); impermeabilização do solo com uma manta para evitar a contaminação deste e das águas por chorume; desassoreamento da lagoa usada para armazená-lo; drenagem do líquido e do gás metano, ambos produzidos pela decomposição do lixo, entre outros. A balança de pesagem dos materiais foi consertada pela empresa Balanças Vargas. O aterro foi inaugurado em novembro de 2012, mas começou a apresentar problemas em janeiro de 2013.

A cidade de Itabira realiza coleta seletiva desde 1991. E, como em todo lugar atendido pelo serviço, infelizmente nem todos os habitantes separam o lixo reciclável dos materiais que não podem ser reaproveitados e, assim, devem receber outro destino (aterros sanitários, por exemplo). Essa demonstração de falta de consciência faz aumentar a quantidade de lixo enviada aos aterros, contribuindo para que a capacidade máxima de armazenamento seja atingida mais rapidamente; isso prejudica o funcionamento do local, traz riscos à saúde humana e ao meio ambiente e obriga o Poder Público a realizar reparos desnecessários, que acabam causando desperdício de recursos públicos que poderiam ser aplicados em coisas mais importantes. Também é possível que esse problema tenha sido consequência de alguma inadequação no projeto do aterro.

Antes de se construir um aterro sanitário, é preciso levar em conta durante o projeto fatores que interferirão nas características da obra, como a quantidade de habitantes da região a ser beneficiada. Nas cidades onde há coleta seletiva (serviço que infelizmente não está disponível em todas), é preciso criar normas para obrigar os moradores a separar o lixo e aperfeiçoar o serviço de coleta para manusear adequadamente os resíduos, evitando que estes sejam misturados. Essas ações aumentariam os lucros de quem trabalha com reciclagem e a vida útil dos aterros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve