Vivendo e caminhando sobre o lixo

Moradores da travessa Soledade, no bairro Lapinha, em Salvador, na Bahia, reclamam do acúmulo de lixo e entulhos resultante de deficiências na coleta. Ao sair de casa, eles precisam passar pelas montanhas de sujeira. O problema se iniciou com a construção de uma via expressa e piorou após a conclusão da obra, que deixou a travessa mais estreita e "escondida", facilitando a ação de pessoas que despejam resíduos.

Os responsáveis pela limpeza urbana estão sendo muito negligentes com os moradores da travessa, que, mesmo pagando seus impostos adequadamente, são obrigados a conviver com as montanhas de lixo, que trazem muitos riscos à saúde e à segurança deles. E ainda existem os sujismundos, que não pensam no bem-estar da coletividade e jogam suas tranqueiras no local, piora.do ainda mais a situação.

As prefeituras do país inteiro precisam tomar providências para que a coleta de lixo seja realizada com a mesma eficiência em todas as regiões - tanto áreas nobres quanto a periferia - das cidades (planejando melhor a realização do serviço e aumentando a quantidade de caminhões e funcionários para realizá-lo, por exemplo). E os cidadãos também devem evitar o descarte inadequado de lixo e entulho, recorrendo sempre às lixeiras e outros locais adequados. Essas medidas ajudam a evitar o acúmulo de detritos em vias públicas, calçadas e terrenos, bem como suas consequências, como aparecimento de animais transmissores de doenças (ratos, baratas, moscas, mosquitos, aranhas…], enchentes resultantes do entupimento de bueiros e aumento dos riscos de acidentes envolvendo pedestres e veículos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve