Negligência em obra resulta em acidente fatal

Neste sábado, Marcelo Lúcio Marcelino da Silva, de 43 anos, morreu em um grave acidente em Recife, capital de Pernambuco. Ele, que estava em sua motocicleta, passava por perto de uma estação de BRT (do inglês "Bus Rapid Transit", também conhecido em português como "Veículo Leve sobre Pneus") que está sendo construída na avenida Conde da Boa Vista quando foi atingido por um vidro que estava sendo instalado por funcionários de uma empresa terceirizada contratada pelo consórcio Mendes Jr, responsável pela obra. Dois trabalhadores chegaram a ser presos, mas foram liberados após pagamento de fiança. Uma perícia apontou diversas irregularidades na obra. Além disso, a região onde a mesma acontecia não estava interditada; tal providência só foi tomada após o acidente.

Marcelo foi vítima da ganância de pessoas que se preocuparam mais com o lucro de suas atividades do que com o respeito às normas de segurança que minimizariam os riscos das mesmas. A Mendes Jr precisa ser punida pelas irregularidades, pois com certeza sabia da existência destas, que já colocavam em risco a vida dos operários da obra e de quem convive com a mesma e foram responsáveis por essa tragédia, mas não fez nada para saná-las. O mesmo deve ser feito com os responsáveis pela colocação dos vidros, caso eles tenham cometido alguma falha durante o serviço.

O governo tem que elaborar normas mais rígidas para disciplinar esses ofícios perigosos, fazer fiscalizações para assegurar o cumprimento das mesmas e punir severamente as pessoas e empresas que as estiverem desobedecendo com prisão dos indivíduos e até o fechamento dos estabelecimentos, por exemplo. Essas medidas garantiriam a segurança dos próprios envolvidos nessas atividades e de quem mora, trabalha ou passa por perto dos lugares onde elas são realizadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve